De acordo com o Metrô-SP, a tuneladora Cora Coralina já está pronta para retomar as escavações da Linha 2 Verde. A operação de remontagem do equipamento no fundo da vala da estação Penha foi finalizada e o tatuzão já se encontra posicionado para a próxima etapa. A grande novidade, no entanto, é que a partir do primeiro trimestre de 2026, Cora Coralina terá a companhia de um outro tatuzão, recém importado da China.
Segundo comunicado do Metrô, a nova tuneladora, uma das maiores já empregadas em obras metroviárias no Brasil, será responsável por escavar cerca de 7km de túneis de Guarulhos até a Penha, enquanto a Cora Coralina atuará no sentido contrário. O equipamento de 133 metros de comprimento e 2,6 mil toneladas tem capacidade de avanço de até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha.
Segundo informações de 2020, quando o projeto foi autorizado, o custo total da expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos ficaria em torno de R$6 bilhões. Em 2024 o Metrô assinou contrato de R$1,9 bilhão para as obras iniciadas no ano seguinte. A empresa não divulgou separadamente os custos do novo tatuzão.
Leia também:
Metrô de SP faz 50 anos, mas ainda não atende toda a cidade
Metrô de SP inicia projeto da Linha 20 Rosa - Mobilize Brasil
Metrô de SP anuncia edital da Linha 19-Celeste, até Guarulhos
Apoie o Mobilize Brasil!
