Nesta segunda-feira (06), o Governo de São Paulo publicou o anúncio de abertura para Consulta Pública do projeto da Linha 16-Violeta do Metrô. Com orçamento estimado de R$ 37,5 bilhões, a primeira fase da nova linha terá 19km de extensão e 16 estações entre a zona oeste, mais perto da região central (Teodoro Sampaio) e a Zona Leste (Abel Ferreira). A previsão é de que a nova linha tenha integração com outras 8 linhas, com possibilidade de extensão até Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital.
Para participar da Consulta Pública é necessário realizar cadastro por meio do e-mail ppplinha16@sp.gov.br com as seguintes informações: nome completo; e-mail; CPF; Instituição; telefone de contato e cidade do solicitante. A consulta se encerra em 07 de novembro
Segundo o comunicado, a intenção é coletar sugestões e contribuições para o “aprimoramento do Projeto de Concessão Patrocinada da prestação do serviço público de transporte de passageiros” da futura linha. Serão aceitos o envio de manifestações até o dia 7 de novembro, quando a consulta pública será encerrada. O edital do leilão para concessão à iniciativa privada está previsto para ser publicado no primeiro trimestre de 2026, com a licitação programada para o segundo semestre do mesmo ano.
A Linha 16 - Violeta
Ligando a zona oeste à zona leste, a nova linha terá 16 estações:
Teodoro Sampaio;
Oscar Freire;
Nove de Julho;
Jardim Paulista;
Parque Ibirapuera;
Dante Pazzanese;
Ana Rosa;
Parque Aclimação;
Parque Independência;
São Carlos;
Paes de Barros;
Vila Bertioga;
Álvaro Ramos;
Regente Feijó;
Anália Franco e
Abel Ferreira
A nova linha contará ainda com oito integrações:
Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa;
Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco;
Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire;
Linha 6-Laranja, na estação São Carlos;
Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos;
e com as futuras linhas
19-Celeste, na estação Jardim Paulista;
20-Rosa, na estação Teodoro Sampaio;
e 22-Marrom também na estação Teodoro Sampaio.
Audiências Públicas
Estão previstas audiências públicas sobre o projeto nesta terça-feira (06), às 09hs em formato presencial no Auditório do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e na quarta-feira as 15hs de forma online, com transmissão pelo YouTube. O link de acesso, regulamento, forma de participação e demais informações estão disponíveis no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) na página “Participação Social”:
Leia também:
Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade - Mobilize Brasil
Começam a operar em São Paulo 32 novos pórticos do Free Flow
Metrô de SP faz 50 anos, mas ainda não atende toda a cidade
Metrô de SP anuncia edital da Linha 19-Celeste, até Guarulhos
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
