Calçada elevada contorna e preserva árvores

Passarela metálica contorna edifícios corporativos e funciona como calçada acessível a pedestres e pessoas com deficiência. Simples e funcional

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de março de 2019

São Paulo: calçada-passarela para manter as árvore

São Paulo: calçada-passarela para manter as árvores

créditos: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil

Um empreendimento na zona sul de São Paulo resolveu o problema da interferência entre as grandes árvores existentes no local e a necessidade de dotar a área com calçadas adequadas à circulação de pedestres e cadeirantes.

 

O projeto foi desenvolvido pela empresa de arquitetura paisagística Balmori Associates, que aproveitou a cobertura vegetal existente para atender às necessidade ambientais que o projeto exigia. Afinal, o empreendimento foi concebido para obter o selo Leed Platinun de sustentabilidade ambiental.

 

Trata-se apenas de uma passarela com estrutura e piso metálicos e que percorre os limites do terreno em meio à copa das árvores. O acesso é feito por várias rampas dispostas nas esquinas e o sistema funciona bem para todos, pedestres, cadeirantes e até usuários de patinetes elétricos, que existem às dúzias naquela área da capital paulista.

 

A solução já havia sido indicada por leitores do Mobilize em novembro de 2018, quando publicamos um "desafio" para solucionar os problemas de calçadas destruídas por grandes árvores. No caso, tomamos como exemplo uma série de árvores centenárias na cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná.

 

Calçada fraturada por raízes de árvore centenária em Cascavel (PR) Foto: Marcos de Sousa

 

Alguns leitores apontavam o erro de plantio dessas espécies vegetais em calçadas e sugeriam a simples remoção e substituição das grandes árvores. Outros indicavam o alargamento da calçada para preservar as árvores. E alguns receitavam essa ideia de implantar pontes ou passarelas nas áreas atingidas pelas raízes. Bingo :-)

Para quem deseja conhecer o local, trata-se do empreendimento São Paulo Corporate Towers, que fica na av. Pres. Juscelino Kubistchek, 1909, zona sul de São Paulo, próximo à estação Vila Olímpia, da CPTM.

Leia também:
Plantar árvores nas cidades é uma medida de saúde pública
Um desafio aos paisagistas, urbanistas, pensadores e desenhadores
Verão pede sombra! Veja espécies de árvores mais indicadas para as cidades
Manual de Arborização Urbana

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário