Mapa estimula caminhada entre estações do metrô do Rio

Desenhado por grupos de mobilidade ativa, o mapa "Vá a Pé Rio de Janeiro" mostra que pode ser curto o tempo de percurso a pé entre uma estação e outra do metrô

Notícias
 

Fonte: Rolé Carioca  |  Autor: Rolé Carioca  |  Postado em: 15 de agosto de 2019

Entre uma estação e outra, a dica é ir a pé

Entre uma estação e outra, a dica é ir a pé

créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com o objetivo de encorajar o caminhar entre trajetos curtos na cidade, a Ong SampaPé! e as iniciativas Caminha Rio e Giro Urbano publicaram o mapa “Vá a Pé Rio de Janeiro” com as distâncias entre todas as estações do Metrô da capital. 

 

A versão do mapa da cidade de São Paulo já existe desde 2014, e pode ser baixada em pdf no link: http://bit.ly/vaape2018. A versão carioca pode ser baixada no link: http://bit.ly/vaaperj.

 

Caminhadas

A iniciativa quer desmistificar as distâncias, já que alguns trajetos entre duas estações são tão curtos que poderiam ser percorridos em menos de dez minutos de caminhada. Por outro lado, outros têm distâncias mais longas entre estações, de modo que poderiam entrar por exemplo na programação de exercícios da semana ou estimular e justificar a demanda por novas estações no meio do caminho.

 

Pelo mapa, é possível ver que a conexão entre as linhas Verde e Laranja muitas vezes é mais rápida a pé. A principal estação do metrô, a Central, está a curto tempo de caminhada das estações seguintes: Praça Onze, Cidade Nova e Presidente Vargas. 

 

Também estão incluídos no mapa dois “atalhos” a pé entre estações de linhas diferentes, como é o caso das estações Estácio e Praça Onze (linha laranja) até a estação Cidade Nova (linha verde), que levam respectivamente 4 e 7 minutos a pé.

 

O mapeamento também mostra que algumas estações estão muito longe umas das outras. A distância “campeã” é entre as estações Jardim Oceânico e São Conrado, que levam o pedestre a caminhar em média 1 hora e 40 minutos.

 

Mapa é uma iniciativa do SampaPé, Giro Urbano e Caminha Rio 

 

Leia também:
Sampapé atualiza mapa Vá a Pé
"Vá a pé" dá a distância entre estações do Metrô
Lançado mapa das distâncias a pé entre estações do metrô de SP
Caminha Rio, dois anos em defesa do pedestre
Abram alas para o pedestre no Rio de Janeiro

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário