Justiça libera mototáxis em SP

Lei municipal proíbe serviço pelos riscos que oferece a passageiros, mas Tribunal de Justiça baseou sentença em lei federal

Notícias
 

Fonte: Folha de S.Paulo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de setembro de 2019

Mototaxista em cidade brasileira

Mototaxista: especialistas apontam riscos de acidentes

créditos: Foto: Guilherme Testa / Correio do Povo

Contrariando todas as recomendações de especialistas em segurança de trânsito, o Tribunal de Justiça de São Paulo liberou a realização do serviço na cidade. A decisão foi tomada pela Corte na quarta-feira (11) por considerar que a lei que proíbe mototáxis em São Paulo é inconstitucional. A notícia foi publicada hoje (13) pelo jornal Folha de S.Paulo.

Em junho de 2018, o prefeito Bruno Covas havia sancionado lei municipal que proibia o transporte remunerado de passageiros em motocicletas na capital. A norma apontava o mototáxi como uma modalidade perigosa de transporte, que não oferecia condições adequadas de segurança aos passageiros e contribuía para o aumento nos números de acidentes graves de trânsito.

A ação direta de inconstitucionalidade acolhida pela Justiça, elaborada pelo Ministério Público estadual, tem como argumento central o fato de que a gestão paulistana teria invadido uma competência federal ao proibir o serviço de mototáxis. Como existe uma lei federal de julho de 2009 que regulamenta a atividade de mototaxista, a Procuradoria afirma que a Prefeitura de São Paulo não pode determinar se ela é proibida ou não no município.

Leia também:
Motos deixam 2,5 milhões de pessoas com invalidez permanente
"Só escravidão supera moto em destruição social"
Motos invadem a Colômbia
Mortes em acidentes com motos triplica no Brasil em 11 anos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário