Pernambuco inicia obras de mobilidade urbana do corredor Norte-Sul

BRT de Recife, inscrito na Matriz de Responsabilidades da Copa de 2014, trará importante legado para o trânsito da capital pernambucana

Notícias
 

 |  Autor: Portal da Copa  |  Postado em: 09 de janeiro de 2012

Eduardo Campos inaugura obras do BRT Norte-Sul

Eduardo Campos inaugura obras do BRT Norte-Sul

créditos: Divulgação / Governo PE

O governo de Pernambuco começou mais uma obra de mobilidade urbana voltada para a Copa do Mundo de 2014: o corredor Norte-Sul, via expressa para ônibus que vai cortar a região metropolitana do Recife. Na última sexta-feira (6), o governador Eduardo Campos foi conferir os trabalhos iniciados no km 42 da BR-101, em Cruz de Rebouças, Igarassu.

 

Nesta primeira fase, os trabalhos serão realizados num trecho de 5 quilômetros, que vai do km 42 (próximo a Ondunorte) ao km 47 (perto da UPA de Cruz de Rebouças), na BR-101. Dentro de três meses serão trocadas as placas de concreto e restaurada a pavimentação da via, que será reforçada. O custo é de R$ 6 milhões.

 

Dentro de uma nova concepção de Transporte Rápido de Ônibus (TRO), o corredor Norte-Sul integrará a cidade de Igarassu à estação Central do metrô, no Recife. Ao passar por Olinda, ganhará um viaduto e um elevado nos Bultrins e outro elevado em Ouro Preto. As obras demandarão R$ 151 milhões em investimentos e devem ficar prontas em 18 meses. O percurso de 33,2 km terá 33 estações interligadas a quatro terminais: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15.

 

Quando o corredor estiver concluído, a viagem de Igarassu ao Recife será encurtada em cerca de 15 minutos. “Isso interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas que precisam acordar cedo. São 30 minutos a mais por dia que o passageiro de ônibus vai ganhar para ficar com a família, estudar ou ter um lazer”, disse o governador.

 

Legados
Campos destacou que essas intervenções compõem o tão importante legado da Copa de 2014. “Curitiba há mais de 30 anos investe em corredores exclusivos de transportes. Há 15 anos, Bogotá começou a fazer investimentos no Transmilênio, conhecido mundialmente. E Recife vai, até 2014, ter praticamente a mesma quantidade de corredores que eles têm”, comparou.

 

Além de mais rápido, o TRO é também mais confortável. As tarifas são cobradas antes do embarque do passageiro. Todos os veículos serão dotados de ar-condicionado, GPS, câmeras de segurança e contagem eletrônica de passageiros. Os veículos não terão escadas, o que facilitará o transporte de pessoas com deficiência. A distância de uma estação para outra será de 400 metros, a mesma das tradicionais paradas de ônibus.

 

O governo já iniciou a construção do corredor Leste-Oeste e também do terminal integrado Cosme e Damião e do ramal Cidade da Copa. A passarela que vai ligar o aeroporto dos Guararapes até o Terminal Integrado e à estação do metrô está em licitação.

 

Fonte: Governo de Pernambuco

 

Leia também:

 

Recife: Obras do Corredor Leste-Oeste começam hoje na Caxangá

Obras de mobilidade em Pernambuco aguardam desapropriações

Obra de mobilidade urbana para Mundial avança em Recife

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário