Campanha recolhe bikes paradas em condomínios na cidade do Rio

Ação lançada pelo Instituto Aromeiazero recebe bicicletas em doação para serem utilizadas em projetos sociais. Além disso, ajuda moradores a liberar espaço nos prédios

Notícias
 

Fonte: Aromeiazero  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de outubro de 2021

Bicicletas são recolhidas gratuitamente nos condom

Bicicletas são recolhidas gratuitamente nos condomínios

créditos: Divulgação/ Aromeiazero

Sabe aquela bike parada, pegando pó, que faz um tempo você vê abandonada na garagem do prédio onde mora? Uma campanha agora pretende dar um destino mais útil a essas bicicletas deixadas nos condomínios residenciais da cidade do Rio de Janeiro.   

 

O objetivo da campanha “Bike Parada Não Rola”, lançada pelo Instituto Aromeiazero e pela empresa do setor de óleo e gás Ocyan, é justamente recolher essas bicicletas sem uso e, com isso, liberar espaços nos condomínios. Depois, as magrelas são recuperadas e utilizadas nos projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto. 

 

A coleta é feita de forma gratuita, e vem acompanhada de material de apoio e divulgação para as pessoas poderem conscientizar síndicos e administradores sobre a importância das doações e de estabelecer prazo para que as bicicletas abandonadas sejam identificadas. 

 

 

Bicicletas do projeto Bike Parada Não Rola, recolhidas para serem reaproveitadas . Foto: Divulgação

 

No Rio de Janeiro, as bicicletas recolhidas vão para o projeto ‘Pedala Macaé’, que estimula o empreendedorismo com bicicleta e o uso desse veículo nas escolas de ensino infantil. E serão destinadas também em outros dois projetos da parceria, como explica o diretor da Aromeiazero, Murilo Casagrande: "o ‘Viver de Bike’ que ensina reparos mecânicos e empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade de Macaé, e o ‘Rodinha Zero’, que ensina crianças a pedalarem com autonomia e segurança sem rodinhas de apoio.” 

 

Sustentabilidade

No condomínio Atlântico 1, localizado em Macaé, os espaços do prédio estavam repletos de bicicletas abandonadas, conta a síndica Mireille Gondim. Ela diz que isso trazia problemas de espaço e na circulação dos moradores: “Eram muitas bicicletas paradas e precisávamos utilizar o espaço. Não sabíamos muito bem o que fazer e foi aí que ficamos sabendo da campanha. Conseguimos resolver o nosso problema e ajudar outras pessoas. Quero estimular todos a doarem. Pensem na sustentabilidade e no bom uso”, comentou.

 

Para fazer uma doação ao “Bike Parada Não Rola”, os interessados devem acessar a página da campanha e seguir as orientações. 

 

Leia também:
Curso gratuito de mecânica de bicicleta é oferecido em Macaé (RJ)
E-book do Rodinha Zero: para ajudar a aproximar crianças e bicicletas
Apoie a campanha do Pedala Queimados
Bike PE: que tal doar uma viagem de bicicleta a quem não pode pagar?
Pedal Contra o Corona: revisão das bikes de entregadores


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário