Onde estão os ônibus de Belo Horizonte?

Ferramenta do Tarifa Zero BH permite que usuários do transporte controlem a oferta em cada linha e em toda a capital mineira

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de outubro de 2021

Cadê meu busão: os ônibus de BH em tempo real

Cadê meu busão: os ônibus de BH em tempo real

créditos: Reprodução


Ativistas do coletivo Tarifa Zero de Belo Horizonte acabam de lançar um novo aplicativo para monitorar a oferta do transporte público na capital mineira. Segundo o texto de divulgação, com a nova ferramenta é possível checar - em tempo real - quantos ônibus estão circulando em cada linha e em toda a cidade, permitindo o registro da oferta de transporte por dia e horário.


O aplicativo "Cadê meu Busão" foi criado para permitir que os próprios moradores de Belo Horizonte possam conferir o que está acontecendo a cada momento com o transporte na cidade. O economista André Veloso, do coletivo Tarifa Zero BH, explica que em 2008, quando foi assinado o contrato da concessão do transporte, a cidade contava com uma frota de mais de 3 mil ônibus, bem mais do que os 2.364 hoje disponíveis. E a consulta ao "Cadê meu Busão" realizada hoje (20/10/2021), às 18h30, mostra que 1.775 coletivos estavam realmente circulando, cerca de 75% da frota atual.

 



A ferramenta nasceu de uma parceria entre o coletivo e a Fundação Rosa Luxemburgo, com quem também realizaram a tradução do livro "A estrutura de poder do trânsito", trabalho criado originalmente pelo grupo Planka.nu, da Suécia, e que também defende a gratuidade do transporte público. 


Tarifa Zero BH
André Veloso explica que o coletivo nasceu na esteira das manifestações de 2013 quando a tarifa do transporte público foi colocada em discussão em todo o país. Nesses oito anos, além de atuar para a redução da tarifa, a organização tem pressionado os governantes para a definição de políticas públicas que garantam o acesso ao transporte com qualidade, conforto e maior eficiência.


"Entendemos que é necessário combinar as ações e manifestações de rua com algumas iniciativas mais institucionais, por exemplo acionando a Justiça para a garantia dos direitos dos usuários do transporte", explicou André Veloso, que já participou das comissões regionais de transporte e do extinto Conselho de Mobilidade Urbana de BH. Ele explica que o coletivo colaborou também com a CPI que investiga os problemas de gestão do transporte na cidade.


Para conhecer a ferramenta "Cadê meu Busão", acesse o link: tarifazerobh.org/cade-meu-busao


Leia também:
Mais uma vez a bicicleta vence o Desafio Intermodal de BH
Você conhece alguma cidade com Tarifa Zero?
Prefeitura de São Luís (MA) faz blitz em calçadas de bairro periférico
Manifestação em defesa de ciclovia reúne mil pessoas em Lisboa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário