Mais uma vez a bicicleta vence o Desafio Intermodal de BH

Ação fechou ontem (30) o mês da mobilidade na capital mineira. Resultado mostra vantagem de se deslocar por bike; e também a urgência de se melhorar o transporte coletivo

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ BH em Ciclo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de outubro de 2021

Equipe que participou do Desafio Intermodal em BH

Equipe que participou este ano do Desafio Intermodal em BH

créditos: BH em Ciclo/ Divulgação

Com o tempo de 20 minutos e 31 segundos, a ciclista Ana Coan foi a primeira a completar o Desafio Intermodal de Belo Horizonte, que aconteceu ontem (30) no encerramento do chamado Mês da Mobilidade. Participaram da atividade 12 pessoas, cada qual utilizando um modo distinto para se locomover pela cidade. 

 

A partida foi dada às 18h07 da emblemática Praça da Liberdade, na Savassi, e o ponto de chegada foi a entrada da estação Minas Shopping do metrô.

 

Desafio Intermodal

Promovido há alguns anos em diversas cidades brasileiras, o Desafio Intermodal tem como objetivo trazer um comparativo entre diversos modos de transporte utilizados pelas pessoas em seus deslocamentos urbanos diários. 

 

Em BH, a ação foi organizada pela BH em Ciclo (Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte), e os dados produzidos poderão ajudar a revelar como anda a qualidade da mobilidade na cidade, e, a partir daí, permitir que se proponham soluções de melhoria, a exemplo de políticas públicas mais justas e sustentáveis.

 

Em 2021, em meio à pandemia, foi necessário realizar o Desafio guardando todos os cuidados necessários. Aos  participantes, foi colocada a tarefa de simular um trajeto cotidiano, de retorno para casa ou ida à aula, por exemplo. 

 

Com resultados semelhantes aos de outros anos, mais uma vez o Desafio mostrou a necessidade de priorizar o uso da bicicleta em vias como a avenida Cristiano Machado, que, embora seja um importante corredor da cidade, não tem infraestrutura cicloviária em nenhum trecho.

 

E mais uma vez a bicicleta revelou que é um transporte para quem deseja se deslocar com segurança e rapidez na cidade, além de ser um transporte ambientalmente correto e financeiramente barato. 

 

O Desafio também mostrou a importância de melhorar o sistema de transporte coletivo e, ainda mais na pandemia, deixá-lo a um custo baixo para evitar que as pessoas se desloquem de carro, poluindo e congestionado as ruas. 

 

Resultados

Se for considerado apenas o tempo de deslocamento, o Desafio Intermodal trouxe os seguintes resultados:

 

 

Mas, como a ideia do Desafio é levar em conta também fatores como o custo direto e indireto do deslocamento e a quantidade de gases de efeito estufa emitidos, neste caso o resultado - considerando os fatores tempo, custo e emissões - foi o seguinte:

 

 Gráficos: BH em Ciclo

 

Leia também:
Câmara aprova aporte de R$ 2,8 bi para desestatizar metrô de BH
Ciclofaixa vai ligar Contagem (MG) à região da Pampulha, em BH
Pesquisa Origem-Destino de BH está sendo feita por dados de celular
Prefeitura de BH abre consulta pública sobre bikes compartilhadas
Belo Horizonte cria Zona 30 e nova ciclofaixa no bairro Santa Tereza


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário