Milão instala pedágio urbano para reduzir emissões CO2

As autoridades de Milão, na Itália, instituíram uma nova medida para reduzir a quantidade de carros trafegando diariamente pela cidade

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 10 de fevereiro de 2012

o número de carros no centro da cidade caiu 37%

O número de carros no centro da cidade caiu 37%

créditos: Motor Online

Os usuários que não quiserem abrir mão dos automóveis terão que pagar diariamente cinco euros, aproximadamente R$ 11,4.

 

O pedágio não é novidade na Europa. Durhan, na Grã-Bretanha; Znojmo, na República Tcheca; Riga, na Letônia; e La Valeta, em Malta, são algumas das localidades que já aderiram à proposta. Outras grandes cidades, como São Francisco e Pequim, também demonstraram interesse em embarcar na ideia para reduzir os níveis de poluição causados pela queima de combustíveis fósseis.

 

A mudança foi implantada há pouco tempo, porém os resultados já são positivos. De acordo com o novo programa, o pedágio é cobrado dos carros que trafegam pela região central de Milão das 7h30 às 19h30. Somente na primeira semana, o número de carros no centro da cidade caiu 37%, em relação à semana anterior.

 

Com essa queda no tráfego foi possível reduzir em 30% as emissões de carbono, que é considerado um dos mais tóxicos à saúde humana. Os outros elementos, como a amônia, o dióxido de carbono e o óxidos de azoto, tiveram queda de 14 a 37%.

 

Além do benefício ambiental que a proposta deve trazer, o valor arrecadado será investido em melhorias na infraestrutura para pedestres e ciclistas, que juntamente com os usuários de scooters e carros elétricos, são isentos da taxa de congestionamento. Com informações do TreeHugger.

 

Leia também:

 

São Francisco e Medellin vencem o Prêmio de Transporte Sustentável 2012

ONU indica BRT para mobilidade urbana

O trânsito é uma ciência humana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário