Colégios na Holanda já adotam bicicleta escolar

As crianças na Holanda podem chegar às escolas em uma nova condução coletiva

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 14 de fevereiro de 2012

Modelo da bicicleta ainda tem espaço para adulto

Modelo da bicicleta ainda tem espaço para adulto

créditos: Yes Magazine

Esqueça o tradicional ônibus amarelo e pense na grande paixão daquele país: as bicicletas. Em vez do modelo tradicional, foi desenvolvida uma bicicleta escolar para cerca de dez alunos.

 

A bicicleta coletiva - batizada de Bicycle School Bus (BCO, na Holanda) - pode ser usada por crianças entre 4 e 12 anos, sendo um assento destinado a um condutor adulto. Enquanto oito crianças e o adulto pedalam, outros dois acompanhar a viagem descansados.

 

A bike pode vir com opcionais, como um toldo de lona para proteção nos dias chuvosos, um sistema de som para animar durante a pedalada e um motor elétrico para ajudar nas subidas.

 

A BCO foi uma invenção de Thomas Tolkamp, diretor executivo da Tolkamp Metaalspecials, que produz as bicicletas. Comercializado pelo Der Café Racer, 25 exemplares já foram vendidos ao preço de US$ 15 mil e alguns foram exportados para Alemanha e Bélgica. "Recebemos pedidos de outros países da Europa e da América do Norte e da América do Sul, mas ainda mantemos nossas operações em nosso continente", afirmou em entrevista ao site Fats Coexist.

 

Grande mercado consumidor

 

O Bicycle School Bus pode ser promissor na Holanda, já que a bicicleta é uma verdadeira paixão nacional. E os números não deixam mentir: a frota de bicicletas nas ruas ultrapassa os 16 milhões e, em 2009, cerca de 40% do tráfego era composto pelas bikes.

 

A onda de sustentabilidade e a corrida por meios de transporte menos poluentes fazem o negócio ser ainda mais promissor. Tolkamp acredita que esta busca por produtos que não agridam o meio ambiente possa aumentar o sucesso da bicicleta em outros países.

 

Leia também:

 

Holanda incentiva uso de carros elétricos
Holanda quer estimular uso da bicicleta do Rio de Janeiro


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

fernando - 25 de Fevereiro de 2012 às 11:25 Positivo 0 Negativo 0

Bacana a idéia, poderia prosperar por aqui tambem será um grande incentivo para novos adeptos ao pedal fora os inúmeros benefícios á saude, gostei.

Clique aqui e deixe seu comentário