Designers projetam estacionamento para bicicletas nas alturas

Estúdio de Nova York criou um protótipo semelhante a uma roda gigante na tentativa de solucionar a falta de "vagas" para as magrelas

Notícias
 

Fonte: Exame.com  |  Autor: Vanessa Barbosa  |  Postado em: 06 de março de 2012

Designers criam espécie de roda gigante para guard

Designers criam espécie de roda gigante para bikes

créditos: Divulgação

Se encontrar um lugar para estacionar o carro ou a moto nas ruas das cidades está ficando cada vez mais difícil, imagine o esforço e tempo despendido para achar uma vaguinha para bicicletas. Ao contrário do que muitos pensam, não dá para deixar a magrela parada em qualquer lugar ou presa num poste de luz no meio da calçada, não. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, as bikes devem ser deixadas num local específico, o bicicletário, por vezes raro de encontrar.

Projeto do sistema

Projeto do sistema

créditos: Divulgação

 

Pensando em facilitar a vida dos ciclistas, o estúdio Manifesto Architecture, baseado em Nova York, projetou um estacionamento para bicicletas nas alturas. O protótipo chamado de Bike Hanger se assemelha a uma roda gigante e é capaz de guardar entre 15 e 36 bikes, isso sem ocupar muito espaço ou atrapalhar o caminho dos pedestres.

 

Mais, o bicicletário vertical funciona a base de energia limpa. Ao pedalar uma bicicleta estacionária na base da estrutura, o ciclista aciona duas grandes rodas e uma correia dentada que fazem a roda girar. Alguns dos “cabides” gigantes podem até mesmo ocupar a lateral de prédios, garantindo uma interferência mínima no trânsito.

 

A construção do estrutura também seguiria princípios sustentáveis, com utlização de garrafas plásticas recicladas e aço inoxidável reciclado. O projeto concorre ao prêmio britânico Design Museum’s Design Awards, espécie de Oscar do design mundial, na categoria Transporte.

 

 

Leia também:

 

Londres-2012 teme colapso no transporte durante os Jogos

Oito passos para a criação de cidades aptas para o ciclismo

Mulher conduzirá pela primeira vez um trem de metrô no Oriente Médio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário