Calçadas do Brasil: Não há nada a comemorar!

Todas as doze capitais avaliadas ficaram abaixo da média mínima. Agora, com a ajuda do cidadão, vamos construir o mapa nacional das calçadas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 26 de abril de 2012

Capa do levantamento

Capa do levantamento

créditos: Divulgação

A divulgação hoje (26) do Levantamento Calçadas do Brasil pela imprensa de todo o país provocou uma avalanche de mensagens de leitores, vários deles indignados, sobre os resultados obtidos por algumas capitais brasileiras, especialmente de Fortaleza, Curitiba e Belo Horizonte.

 

Algumas mensagens criticam o levantamento e questionam a representatividade da amostragem e das notas atribuídas pelos colaboradores do Mobilize nessas capitais.

 

É importante lembrar que nenhuma das capitais brasileiras atingiu a nota (8,00) considerada a mínima para uma calçada de qualidade. Enfim, não há o que comemorar em nenhuma capital.

 

Em janeiro, quando iniciamos o trabalho para o levantamento, a primeira atividade foi selecionar quais os locais que seriam avaliados. Esses pontos foram indicados por colaboradores que vivem e trabalham nas respectivas cidades, e conhecem bem essas localidades.

 

Decidimos optar por locais de grande circulação de pedestres, como terminais de transportes, centros comerciais, proximidades de centros médicos, escolas e pontos de grande atração turística. E consideramos que todos os locais deveriam pertencer à "cidade formal", com urbanização consolidada há mais de 50 anos.

 

Para a avaliação foram considerados oito itens: regularidade do pavimento, degraus, obstáculos, existência de rampas de acessibilidade, largura, sinalização, iluminação e paisagismo.

 

No total, foram avaliados (e fotografados) 102 locais do país, gerando o ranking de notas publicado hoje.

 

Mas atenção: o levantamento apenas começou. Nosso objetivo é que os cidadãos de capitais e de todas as cidades brasileiras acessem o www.mobilize.org.br e incluam suas avaliações, suas fotos e opiniões. Queremos montar um Mapa das Calçadas do Brasil e levar esse resultado às autoridades, para estimular o debate e as ações sobre esse problema nacional.

 

Participe, envie sua avaliação!

 

Leia também:

Calçadas de Porto Alegre serão fiscalizadas

Em Natal, boas calçadas só em frente ao shopping

Calçadas de Manaus estão tomadas por camelôs

Em Brasília, as calçadas não são satisfatórias

Capital goiana não tem rampas para cadeirantes


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário