Ciclovia e ciclofaixas de Turvo são estudadas por alunos da Unesc

A experiência da humanização do trânsito de Turvo (SC) a partir da implantação de ciclovias e ciclofaixas, algo pouco comum na região, foi objeto de estudo dos alunos

Notícias
 

Fonte: Engeplus  |  Autor: Vanessa Amando  |  Postado em: 30 de abril de 2012

Ciclovia em Turvo (SC)

Ciclovia em Turvo (SC)

créditos: Davi Carrer

A experiência da humanização do trânsito de Turvo a partir da implantação de ciclovias e ciclofaixas, algo pouco comum na região, foi objeto de estudo dos alunos da terceira fase do curso de Tecnologia em Segurança no Trânsito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), durante saída de campo na manhã deste sábado. Na atividade, promovida pela disciplina de Proteção ao Meio Ambiente, a turma conheceu o projeto que ajudou a resolver o problema no município no acesso norte (SC-448), que expunha muitos trabalhadores, que utilizam de bicicletas para ir ao trabalho, a risco de atropelamento.

 

Conforme explicou o engenheiro agrimensor Everton Marcon, os atropelamentos com óbito eram frequentes no trecho, pois os trabalhadores tinham que conviver diariamente com a insegurança de um acostamento precário. Depois da implantação da ciclovia, o trânsito central de Turvo também precisou ser alterado, com a introdução de vias de mão única e ciclofaixas, estimulando as pessoas que circulam pelo centro a fazê-lo de bicicleta. "No início houve resistência e até um certo boicote, mas a comunidade entendeu que a medida ajudou a melhorar a segurança no trânsito", destacou o engenheiro.

 

A ciclovia possui uma extensão de dois quilômetros (com previsão de ampliação em mais 800 metros) entre a sede do município e o parque industrial, onde o fluxo de ciclistas é intenso.

 

Colaboração: Davi Carrer/Comunicação Unesc

 

Leia também:

 

Em Londrina, prefeitura abre licitação para ciclovia na Saul Elkind 

Municípios ignoram recursos de ciclovias 

Em Campo Grande, audiência colhe sugestões para Plano Municipal de Ciclovias 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário