Prefeitura de Araucária (PR) implanta sistema que auxiliará deficientes visuais em semáforos

O equipamento é o primeiro da cidade e foi implantado no cruzamento da Rua Pedro Druszcz com Avenida Archelau de Almeida Torres

Notícias
 

Fonte: Agora Paraná  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 15 de maio de 2012

Sistema foi implantado na R. Pedro Druszcz

Sistema foi implantado na R. Pedro Druszcz

créditos: Carlos Poly/ACS

Trabalhando para levar segurança a todos pedestres no trânsito, a Secretaria de Urbanismo (SMUR), por meio do Departamento de Trânsito, realizou a compra do aparelho de botoeiras sonoras, projeto piloto no município para auxiliar os deficientes visuais a atravessarem a faixa de pedestres.

 

O equipamento é o primeiro da cidade e foi implantado no cruzamento da Rua Pedro Druszcz com Avenida Archelau de Almeida Torres. O objeto é prioridade para deficientes visuais, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.

 

“Essa é uma iniciativa muito importante da Secretaria de Urbanismo. Tenho certeza que este sistema irá auxiliar os deficientes visuais, idosos e pessoas com baixa locomoção. Por isso, temos o objetivo de implantar outros em mais semáforos”, comentou o secretário de Urbanismo, Mario Torres.

 

O equipamento funciona da seguinte maneira: é necessário que o pedestre pressione o botão por três segundos. Após isso, será ativado um bip informando que o sinal está verde para a passagem pela faixa. Quando estiver vermelho o bip começará a apitar com maior velocidade, até que o sinal se feche definitivamente para os pedestres.

 

A jornalista da Prefeitura, Gisele Zolnier, que perdeu a visão aos 11 anos de idade, participou dos testes de implantação e aprovou a novidade. “É um projeto inovador para o trânsito de Araucária e merece ser valorizado, pois é mais uma passo rumo a acessibilidade urbana, além de facilitar o dia a dia do deficiente visual. Acho muito importante que em projetos como esses, as pessoas diretamente beneficiadas sejam consultadas para dar sugestões, assim como aconteceu nesse sistema”, enalteceu.

 

Leia também:

 

Investimentos em modais de transporte e mobilidade urbana são prioridades para melhorar competitividade do Paraná 

Motorista de Ponta Grossa, Paraná, não respeita rampa de acesso 

Paraná: Som no transporte coletivo, ou desliga, ou desce 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário