Investimentos em modais de transporte e mobilidade urbana são prioridades para melhorar competitividade do Paraná

Segundo o senador Sérgio de Souza, o desenvolvimento em redes de transporte é substancial para o suporte do crescimento econômico do país como um todo

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 |  Autor: Amcham  |  Postado em: 22 de dezembro de 2011

O Senador Sérgio de Souza

O Senador Sérgio de Souza

créditos: Divulgação

Para o aumento da competitividade do estado do Paraná dentro do cenário internacional, os investimentos prioritários devem ser em modais de infraestrutura e mobilidade urbana, apontou o senador Sérgio de Souza (PMDB-PR).

 

Em sua avaliação, o parlamentar apontou que o desenvolvimento em redes de transporte é substancial para o suporte do crescimento econômico do país como um todo.

 

“O crescimento do Brasil está tão acelerado que o desenvolvimento de infraestrutura, como em modais e transporte urbano, não está acompanhando. Se não houver esse desenvolvimento, corre-se o risco de estagnar o crescimento do país” afirmou o senador, no evento B2G – Business To Government – promovido pela Amcham-Curitiba nesta sexta-feira (16/12).

 

Investimentos Estaduais

 

Segundo o parlamentar, o Estado do Paraná apresenta-se geograficamente e até mesmo logisticamente privilegiado. No entanto, tem perdido escoamento das produções para São Paulo e Santa Catarina, pela estagnação do Porto de Paranaguá e atraso de toda a infraestrutura de transporte estadual.

 

“A intenção é de aumentar a capacidade de escoamento do Porto de Paranaguá e na seqüência levar os modais de transportes, principalmente rodovias e ferrovias, com maior agilidade para o porto”, apontou.

 

De acordo com o senador, para buscar esse aumento da representatividade econômica, o Paraná deve receber nos próximos quatro anos R$ 30 bilhões do governo federal.

 

Só a capital estadual, Curitiba, receberia investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões – voltados para construção do metrô na cidade e outras obras de mobilidade para a Copa do Mundo em 2014.

 

Guerra Fiscal

 

As diferenças regionais apresentadas hoje no País foram o segundo ponto de impasse à maior competitividade do Paraná. De acordo com o parlamentar, a redução de impostos em alguns estados é prejudicial para o desenvolvimento de todas as demais unidades federativas.

 

“O privilégio que se concede em determinadas regiões do Brasil, como, por exemplo, o crédito de IPI presumido para estados do Nordeste, é negativo principalmente para o Paraná”. Estados como Pernambuco estariam atraindo muitas empresas no Paraná devido a esses benefícios, exemplificou.

 

Balança Comercial

 

O aumento do número de importação foi outra preocupação apontada no B2G. De acordo com os executivos que participaram da reunião, o déficit apresentado pela balança comercial do estado nos últimos meses de 2011 já alerta grande parte das empresas estaduais.

 

Para o senador, as importações são fundamentais para o estímulo ao desenvolvimento da economia do Paraná. Souza concluiu o encontro defendendo a igualdade de condições para as operações de exportação e importação, o que garantiria a manutenção da competitividade.

 

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