RJ: Metrô Macaé bem mais perto dos trilhos

União libera verba para estruturar o projeto, e prefeitura espera lançar a licitação no início do segundo semestre. Testes devem começar em Maio.

Notícias
 

 |  Autor: O Dia no Estado  |  Postado em: 02 de julho de 2011

Mapa do metrô de Macaé

Mapa do metrô de Macaé

créditos: Divulgação

Com fluxo diário de 120 mil passageiros, o transporte público é hoje um dos principais problemas de Macaé. Mas uma das soluções está prestes a sair do papel. Com a liberação do financiamento de R$ 47,8 milhões do governo federal, o Metrô Macaé vai entrar já neste segundo semestre na fase de licitações para preparar a infraestrutura da linha férrea, que vai unir Lagomar a Imboassica.

O projeto é fruto de dois anos de planejamento e estudos e tem apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres e da Ferrovia Centro-Atlântica. A previsão é que a primeira composição do Veículo Leve dobre Trilhos chegue à cidade em maio do ano que vem, iniciando os testes.

Na primeira fase, as composições utilizarão cerca de 12 quilômetros da via, do Centro a Imboassica. Em no máximo 90 dias, a prefeitura inicia o processo de licitações de itens como via permanente, estações, sistema de comunicação e controle operacional.

Para a primeira fase, estão previstas sete estações, sendo duas terminais — Central e Imboassica — e cinco intermediárias. A segunda fase inclui as estações do Centro ao Lagomar, e a terceira, de Imboassica até Botafogo.

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, lembrou que o projeto é mais um fruto da união do município com os governos estadual e federal. “Conhecemos o VLT do Cariri, no Ceará, pedimos a parceria técnica do estado, licitamos as composições e semana passada foi publicada a liberação da verba”, comemorou.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário