Em Cuiabá, entidades lançam movimento "Ciclovia, Calçada e Cidadania"

Mais de 15 entidades, entre elas o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) participaram da reunião que lançou o Movimento "Ciclovia, Calçada e Cidadania"

Notícias
 

Fonte: 24 Horas News  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 25 de maio de 2012

Pedestres em avenida de Cuiabá - MT

Pedestres em avenida de Cuiabá - MT

créditos: Dalila Rodrigues

A ação, que foi capitaneada pelo procurador de Justiça da Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, Luiz Alberto Esteves Scalope, traz como uma de suas principais bandeiras, iniciar um processo de conscientização e discussão acerca da importância das calçadas urbanas e das ciclovias para garantir o direito dos pedestres e ciclistas em transitar com segurança pelas vias urbanas da região metropolitana da grande Cuiabá. Os organizadores acreditam na possibilidade de adesão de novas entidades, fazendo com que o do movimento ganhe corpo social, conquiste independência e autonomia, tornando-se uma referência nacional.

 

Outro objetivo do movimento é cobrar a responsabilidade dos órgãos públicos em relação à fiscalização, estruturação e provimento de condições de acessibilidade para todos os cidadãos.

 

Para o Coordenador de Acessibilidade do Crea-MT, Givaldo Dias Campos, esse movimento vem em boa hora, já que a luta por acessibilidade e regulamentação acerca da construção de calçadas urbanas é uma antiga reivindicação do Conselho. Campos destaca ainda a representatividade do Movimento, que engloba universidades, procuradorias, entidades ligadas ao direito da pessoa com deficiência, conselhos profissionais, ciclistas e diversos setores da sociedade.

 

Entre as ações do momento, está previsto um grande ato de rua nos dias 21 e 22 de setembro deste ano, em ocasião do "Dia Mundial sem Carro".

 

A próxima reunião que criará os Grupos de Trabalhos Setorizados, ficou marcada para o dia 13 de junho, às 15h, no auditório do prédio da Procuradoria Geral da Justiça de Mato Grosso, no complexo do Centro Político Administrativo (CPA).

 

Leia também:

 

O VLT de Cuiabá está mais próximo 

VLT de Cuiabá vai contar com 33 estações e passará a cada 4 minutos 

Secopa busca alternativa para reduzir os custos do VLT de Cuiabá 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário