Projeto prevê transporte de bicicletas em ônibus de Porto Alegre

Em primeira sessão, a Câmara Municipal de Porto Alegre discutiu na última quarta-feira (6) o projeto de autoria dos vereadores Fernanda Melchionna e Pedro Ruas

Notícias
 

Fonte: Câmara Municipal  |  Autor: Vítor Bley de Moraes  |  Postado em: 11 de junho de 2012

É crescente o número de usuários de bicicletas em

Equipamento para carregar bicicletas em ônibus

créditos: Divulgação

O projeto de autoria dos vereadores Fernanda Melchionna e Pedro Ruas, ambos do PSOL, que estabelece a obrigatoriedade da disponibilização de "bike racks" nos ônibus da capital gaúcha foi discutido em primeira sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre na última quarta-feira (6). 

 

Os autores argumentam que é crescente o número de usuários de bicicletas em Porto Alegre, sendo necessário que o poder público crie iniciativas que facilite a locomoção de ciclistas e suas bicicletas.

Destacam ainda que em várias partes do mundo o transporte coletivo já oferece o equipamento. No Brasil, a cidade de São Paulo, por meio da empresa de transporte coletivo SPTrans, foi a única onde se experimentou o mecanismo - embora o projeto não tenha tido continuidade.

 

O bike rack é instalado na parte dianteira dos coletivos e funciona de maneira parecida aos suportes de automóveis. Permite que cada ônibus possa carregar até três bicicletas por vez. Conforme a proposta, o uso dos bike racks não implicará tarifa adicional ou diferenciada.

 

Leia também:

 

Construção da ciclovia da Ipiranga recomeça no dia 18 em Porto Alegre 

Região domiciliar de Porto Alegre é a que possui maior acessibilidade para cadeirantes, diz estudo 

Em Porto Alegre, falta de acostamento e calçadas prejudica ciclistas e pedestres 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário