Em Porto Alegre, falta de acostamento e calçadas prejudica ciclistas e pedestres

Na periferia da Capital, pessoas disputam espaço com veículos que trafegam em alta velocidade em estradas sem acostamento

Notícias
 

Fonte: Diário Gaúcho  |  Autor: Eduardo Rodrigues  |  Postado em: 09 de maio de 2012

Jair Costa convive com o risco de ser atropelado

Jair Costa convive com o risco de ser atropelado

créditos: Carlos Macedo / Especia

A ciclista Rosângela de Oliveira, 56 anos, e o andarilho Jair Stocho Costa, 40 anos, já levaram grandes sustos na beira de estradas sem acostamento na Capital. Em Porto Alegre, esta é a rotina de quem é obrigado a disputar espaço com caminhões e carros que trafegam em alta velocidade por vias que carecem de urbanização.

 

Ontem, a reportagem flagrou cenas de risco em vias com grande fluxo de veículos. Em trechos das avenidas Oscar Pereira, no Bairro Teresópolis, e Edgar Pires de Castro e Estrada João Antônio da Silveira, na Restinga, pedestres e pessoas que se deslocam de bicicleta correm o risco de serem atropelados a qualquer momento.

 

"Eles passam por cima mesmo"

 

Também circulamos pela Estrada Afonso Lourenço Mariante, na Lomba do Pinheiro, e na Avenida Protásio Alves. Há trechos sem calçada e o acostamento, quando existe, é precário.

 

Na Edgar Pires de Castro, Rosângela revelou que a roda traseira da sua bicicleta já foi tocada por um caminhão.

 

- Eu ando um pouco em cima da faixa e saio fora. Não me arrisco mais porque eles passam por cima mesmo. Aqui, neste trecho, só ando no acostamento - revelou a dona de casa, que pedala na Edgar Pires de Castro.

 

Perto dali, na Estrada João Antônio da Silveira, Jair contou que, certa vez, precisou pular fora da pista para escapar de um atropelamento. Morador de rua, ele se acostumou a perambular horas e horas em busca de um passeio público e não achar.

 

Ontem, Jair estava literalmente no meio de uma encruzilhada. De um lado, a faixa com veículos passando. Do outro, a vegetação.

 

- Sempre caminho no sentido contrário ao do fluxo de veículos para ter a chance de me salvar - afirmou o morador de rua.

 

Smov anuncia obras

 

Por meio da assessoria de comunicação, a Smov informa que a Estrada Afonso Lourenço Mariante está em obras. Um trecho de 700m será pavimentado e urbanizado. Sobre a Protásio, há um projeto de urbanização da via, entre a Manoel Elias e Viamão. Com relação à Edgar Pires de Castro, existe um estudo para melhorar a estrutura da via e do acostamento. Um projeto em andamento prevê, também, investimentos na Oscar Pereira. A Smov não forneceu data para início e término das obras.

 

Saiba mais

 

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro?

 

- Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

 

- Art. 68. - § 2º - Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.

 

Leia também:

 

Falta de faixas de segurança dificulta travessia de pedestres na Avenida Beira-Rio 

Em Porto Alegre, trecho da ciclovia da Ipiranga será inaugurado hoje (7) 

Calçadas de Porto Alegre serão fiscalizadas pela prefeitura até o final do ano 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário