Falta de faixas de segurança dificulta travessia de pedestres na Avenida Beira-Rio

Em Porto Alegre, o entorno da rótula próxima ao monumento das Cuias teve o asfalto recapeado há dois meses e desde então a sinalização para pedestres não foi pintada

Notícias
 

Fonte: Diário Gaúcho  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 08 de maio de 2012

Pedestre se arrisca ao atravessar a rua

Pedestre se arrisca ao atravessar a rua

créditos: Divulgação

O novo revestimento de asfalto no entorno da rótula próximo ao monumento das Cuias pode até ter sido comemorado pelos motoristas que circulam em Porto Alegre, mas a celebração não se estendeu aos pedestres. 

 

Desde que foi concluída a obra, há dois meses, o trecho que une as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), Aureliano de Figueiredo Pinto e Augusto de Carvalho não teve a faixa de segurança pintada. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) assegura que a sinalização deve ser realizada ainda nesta semana.

 

Morador do bairro Menino Deus, Osmar Moreira, 63 anos, enfrenta dificuldades para atravessar a rua e chegar à pista de caminhada localizada às margens do Guaíba.

 

— Depois que reformaram o cruzamento, não foram recolocados os sinais de trânsito. É difícil, principalmente, pro pessoal que faz ginástica e, normalmente, é mais velho — reclama o aposentado.

 

Envie sua sugestão de notícia para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br

 

O corretor de imóveis Luiz Corrêa, 52 anos, calcula o tempo que leva para cruzar a rua:

 

— Às vezes, fico ali cinco minutos. Eu tenho uma boa condição física, mas quem não consegue correr tem mais dificuldade. É preciso estar bem atento.

 

A saga para atravessar a Avenida Edvaldo Pereira Paiva também é enfrentada pela aposentada Avani Cardoso, 68 anos. Ela se exercita diariamente nos aparelhos de ginástica.

 

— É um perigo! A gente brinca que esse local serve pra matar os velhos, porque só velho se exercita aqui e depois precisa atravessar a rua para voltar para casa.

 

A EPTC afirma que, mesmo com a pintura das faixas de segurança, é preciso que os motoristas respeitem os pedestres.

 

— É necessário uma mudança de cultura, é preciso que as pessoas respeitem. O pedestre sempre tem preferência na faixa de segurança — afirma o assessor de imprensa Cláudio Furtado.

 

Uma hipótese levantada por frequentares da região é a instalação de sinaleiras:

 

— Ali é um local que a faixa de segurança não dá certo porque os carros vêm muito rápido e não têm tempo de parar. Poucos respeitam — relata Corrêa.

 

A ideia, no entanto, não é cogitada atualmente pela EPTC.

 

— Assim que as faixas forem pintadas, o trecho será monitorado por agentes de trânsito. Se houver necessidade, vamos discutir — avalia o Furtado.

 

Leia também:

 

Em Porto Alegre, trecho da ciclovia da Ipiranga será inaugurado hoje (7) 

Calçadas de Porto Alegre serão fiscalizadas pela prefeitura até o final do ano 

Reunião no DF tenta definir modelo financeiro do metrô de Porto Alegre 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário