Os engarrafamentos do futuro

Levantamento feito pelo Detran-RN projeta quase 400 mil veículos em circulação em Natal dentro de dois anos

Notícias
 

Fonte: Diário de Natal  |  Autor: Sérgio Henrique Santos  |  Postado em: 11 de junho de 2012

Natal está cada vez mais pressionada, sem infraest

Natal: cada vez mais pressionada pelo carro

créditos: Emanuel Barbosa/Divulgação

Uma cidade com quase 400 mil carros circulando numa área com os mesmos 170 km2 que existem atualmente. Assim será Natal no ano da Copa do Mundo, em 2014, se confirmadas as previsões de aumento da frota da capital. A previsão mais precisa é de que, em dois anos, estejam em circulação 395.532 veículos.

 

E trata-se de uma frota nova, com até quatro anos de uso. Os dados foram levantados pelo setor de estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), a pedido de O Poti/Diário de Natal. Segundo o levantamento, a evolução segue uma média de 8% a cada ano. Atualmente Natal tem 346.448 veículos circulando nas ruas. Com o incremento, os problemas de trânsito e engarrafamento tendem a aumentar se as obras de mobilidade urbana previstas para a Copa não saírem do papel, como prevêem os pessimistas.

 

Outro fator que põe tempero à mistura e engrossam o caldo da mobilidade é o incentivo dado pelo governo federal na terceira semana de maio, um pacote de medidaspara estimular o crédito no país. Entre elas, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de carros, além da diminuição do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para todas as operações de crédito de pessoas físicas de 2,5% para 1,5% ao ano. A redução do IPI vale até 31 de agosto. Ou seja, as pessoas terão mais dinheiro para poder seu carro novo, e devem procurar mais o setor de registro de veículos do Detran, como ocorreu nas últimas semanas. Portanto, não é errôneo prever também que quem quiser assistir os jogos da Copa 2014 na Arena das Dunas terá que sair com muita antecedência de casa ou do hotel em que o turista esteja hospedado.

 

A cada mês são entre seis e sete mil veículos novos registrados no Rio Grande do Norte. Desse total, aproximadamente três mil são motocicletas. O Detran espera que, como em 2008, haja um incremento de 8% a mais no emplacamento de veículos novos. "É um incremento muito alto para um Estado pequeno. Essas medidas financeiras dão um estímulo muito grande para a aquisição de um veículo novo. Para nosso país, isso não é bom. Tem efeitos colaterais", afirma Marcelo Galvão, coordenador de registro de veículos do Detran-RN. Na última vez em que o governo fez redução de IPI, o Detran-RN chegou a registrar 11 mil veículos em um único mês. 

 

Como consequência do aumento da frota, o resultado são cidades cada vez mais pressionadas, sem a devida infraestrutura. "Isso não ocorre apenas em Natal. O impacto acontece em todas as grandes cidades do país. As concessionárias financiam com prazos a perder de vista e oferecem taxas mais baratas. São grandes atrativos. Montadoras do mundo inteiro lançam novos modelos anualmente, que são grandes atrativos para os consumidores. Além disso, há o aumento do número de motocicletas. Se vendem muitas motocicletas e isso invariavelmente aumenta o número de acidentes", completa Galvão. "A infraestrutura não chega na mesma velocidade que a venda de veículos".

 

Com o advento da Copa, o coordenador opina que o Mundial é o momento mais oportuno para que a capital mude radicalmente seu trânsito. "Sabemos que é preciso uma engenharia de trânsito muito bem pensada para que a Copa do Mundo deixe um fruto aqui no Rio Grande do Norte. É a mobilidade urbana de que tanto se fala". Se as obras não saírem, é preciso encontrar outras saídas. "Se não sairem essas obras, nós vamos estar numa cidade pequena com o mesmo problema que São Paulo tem hoje. Ou seja, com uma dificuldade imensa no trânsito, com engarrafamentos a toda hora do dia". 

 

Leia também:

 

Em Natal, acordo suspende obras de mobilidade 

Em Natal, boas calçadas só em frente ao shopping 

Modelo de trânsito da cidade é questionado 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário