Porto Alegre investe em revitalização de calçadas

Prefeitura da capital gaúcha cria o projeto Minha Calçada, como parte do programa "Eu Curto Eu Cuido"

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Maria Fernanda Cavalcanti  |  Postado em: 24 de julho de 2012

Prefeitura quer revitalizar espaços urbanos

Porto Alegre: campanha para revitalizar o espaço urbano

créditos: Guilherme Santos

 

A falta de espaços adequados para os pedestres nas ruas de Porto Alegre pode ser perigosa e incômoda. Pessoas começaram a usar a ciclovia para caminhadas e protestos na internet apontaram que muita coisa ainda precisa ser feita. Na tentativa de transformar esse panorama, a prefeitura da cidade criou o projeto Minha Calçada, como parte do programa “Eu Curto Eu Cuido”, com o objetivo de revitalizar estes espaços urbanos.

 

A prefeitura tem a responsabilidade de recuperar calçadas de prédios e parques públicos, além de mobilizar moradores e empresários a cuidarem dos passeios em frente a suas residências e empreendimentos. “Em relação aos particulares, primeiro é feito um levantamento da situação das calçadas, endereço por endereço, e disponibilizado na Internet, após é dado um prazo de 60 dias para o conserto. Transcorrido o prazo, é feita uma verificação, quem arrumou ganha um selo de reconhecimento e quem não o fez recebe uma correspondência dando mais 30 dias sob pena de multa”, explica Ana Maria Pellini, coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional (GAI) da prefeitura.

 

Desde outubro de 2011, o projeto vem sendo implementado em etapas, bairro a bairro, a partir do Centro Histórico. Além da região central, o Minha Calçada já passou por ruas dos seguintes bairros até agora: Cidade Baixa; Bom Fim; Moinhos de Vento; Floresta; Santana e Menino Deus. Veja a atuação por mês no mapa abaixo:

 

 

 

De acordo com informações da prefeitura, nesta primeira etapa de vistorias, apenas 20% das calçadas estavam em boas condições, contra 80% necessitando de reparos. Atualmente, os números se inverteram e 80% dos passeios monitorados já estão em estado adequado. Além disso, foram registradas menos de 200 multas até agora para quase 10 mil endereços vistoriados. “Isso mostra a adesão da comunidade porto-alegrense à iniciativa”, diz Ana Maria Pellini.

 

Saiba a situação das calçadas em sua rua, clicando aqui.

Baixe aqui o guia feito pela prefeitura com dicas de como construir e manter uma calçada segura e de qualidade para todos.

 

 

Leia também:

Aluguel de bicicleta em Porto Alegre deve começar em outubro 

Programa para comprar VLTs em João Pessoa e trens em Porto Alegre 

Porto Alegre lança campanha por melhor convivência no trânsito 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário