Aluguel de bicicleta em Porto Alegre deve começar em outubro

Prefeitura lança edital a empresas interessadas em implantar o serviço, que seguirá modelo semelhante ao de SP e Rio

Notícias
 

Fonte: Jornal do Comércio  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 19 de julho de 2012

Ciclistas se manifestam em Porto Alegre

Ciclistas se manifestam em Porto Alegre

créditos: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

 

A capital gaúcha deve começar a contar, a partir de outubro, com as primeiras estações para aluguel de bicicletas. A prefeitura de Porto Alegre assinou, nesta quinta-feira (19), o edital de chamamento para que empresas interessadas apresentem suas propostas de implantação do sistema.

 

Conforme o executivo municipal, o estudo técnico desenvolvido pela equipe da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prevê o mínimo de 250 bicicletas e 30 estações distribuídas na cidade, em pontos de grande circulação.

 

Em Porto Alegre, o aluguel de bicicletas deverá funcionar com base nas experiências de cidades como Barcelona, Espanha, Rio de Janeiro e São Paulo. O usuário poderá pegar a bicicleta em um ponto e devolver em outro. A gestão do sistema será feita de forma eletrônica, identificando necessidades de reposições e manutenções dos modelos, desenvolvidos especialmente para este tipo de serviço. 

 

Conforme previsto, o serviço poderá ser acessado por meio de aplicativo no celular, acesso à internet ou callcenter. Será necessário efetuar cadastramento junto à operadora para segurança do sistema. A EPTC também está estudando a possibilidade de as bicicletas serem liberadas por meio do cartão Tri - sistema de bilhetagem eletrônico disponível na capital. 

 

O chamamento público será publicado em edição extra do Diário Oficial nesta tarde. As empresas interessadas terão prazo de 30 dias para apresentar propostas técnicas. Entre os itens de avaliação das propostas estão o volume de bicicletas e estações disponíveis e o menor custo para o usuário.

 

Segundo o prefeito José Fortunati, a iniciativa pretende democratizar o acesso ao meio de transporte. "O serviço dará condições para que mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de transporte, em segurança e com valor simbólico", afirmou.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Lau - 24 de Julho de 2012 às 13:10 Positivo 1 Negativo 0

Estou ansiosa para ver essa novidade na prática! Finalmente Porto Alegre conta com um prefeito que investe na mobilidade, pensando em nós, ciclistas. Fortunati ganha meu voto esse ano com ações como estas! :)

Clique aqui e deixe seu comentário