Transporte clandestino perto do metrô Armênia, em SP

A poucos metros da estação Armênia do metrô, vans e carros de passeio oferecem viagens para cidades vizinhas de São Paulo.

Notícias
 

Fonte: Diário de S. Paulo  |  Autor: Fernando Granato  |  Postado em: 09 de agosto de 2012

Van clandestina pega passageiros nas proximidades

Van clandestina recebe passageiros ao lado da estação

créditos: Ricardo Oliveira/Diário SP

 

Na calçada de uma pacata rua, a poucos metros da Estação Armênia do Metrô, na região central de São Paulo, funciona um miniterminal pirata de transporte clandestino. Ali, vans e carros de passeio encostam para levar passageiros para municípios vizinhos à capital como Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. 

Os passageiros fazem fila e uma mulher, com um telefone celular, chama o carro quando a lotação está completa. Enquanto isso, outro homem fiscaliza as ruas em volta, com uma moto, para certificar de que não há fiscalização por perto. 

O movimento começa perto das 17h e vai até as 20h. Grupinhos vão se formando e carros param a todo o instante. 

“Isto aqui virou um terminal pirata a céu aberto”, disse Joilson Dias, que trabalha em um depósito de materiais de construção próximo ao “ponto”.

José Martins, que utiliza os serviços mesmo sabendo da ilegalidade, afirma que essa é a única opção de transporte para onde vai, Mogi das Cruzes. “Eles trabalham de maneira correta. Sem  os clandestinos a gente não teria ônibus para viajar”, afirma. Na verdade, há serviços regulares de ônibus para Mogi na Rodoviária do Tietê, no Brás e na própria Armênia, além dos  trens da CPTM. 

A prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Transportes, por meio do DTP (Departamento de Transportes Públicos) e da SPTrans,  realiza constantes fiscalizações com o objetivo de coibir o transporte irregular de passageiros por veículos clandestinos. “De janeiro a abril de 2012, o trabalho de fiscalização a veículos das modalidades escolar, fretamento, táxi e lotação resultou em 35.523 fiscalizações, sendo apreendidos 336 clandestinos”, diz a nota.

 

O principal risco para o usuário desse tipo de transporte é a falta de segurança. Como o motorista não possui qualquer registro ou autorização pública para transportar passageiros, não é possível identificá-lo para prestar  queixas, além de colaborar com uma pessoa que está burlando o sistema. O outro problema pesa no bolso do consumidor, uma vez que o transporte clandestino não possuiu o validador do Bilhete Único, que permite a integração em até quatro ônibus pagando somente uma passagem e a integração com a rede metroferroviária. 

 

Vans foram legalizadas

A partir de 2003, o serviço de “lotação”, antes clandestino, passou a ser feito por cooperativas que participaram de uma  licitação  e viraram permissionárias do sistema de transporte coletivo. Agora elas atendem as linhas locais com micro-ônibus.

 

Para aumentar a oferta de lugares, a partir de 2008 as cooperativas  trocaram os veículos menores por mini e micro-ônibus, que têm maior capacidade de transporte. Na periferia da cidade eles fazem a ligação entre os bairros mais distantes e os terminais de ônibus.

 

Izabel Gabriel, que é diarista, viaja todos os dias duas horas na linha Terminal Bandeira/Terminal Varginha, na Zona Sul. Quando chega, pega um micro-ônibus, que vai deixá-la 25 minutos depois onde mora, no Jardim São Norberto.

 

“Se não fosse o micro-ônibus, teria de ir a pé”, disse ela, enquanto esperava uma pequena multidão entrar no veículo.

 

Leia também:

Promotor recebe relatório Calçadas do Brasil 

Candidato à prefeitura de São Paulo quer que metrô chegue à Pirituba 

São Paulo inclui pedágio urbano em plano de trânsito 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário