Porto Alegre: já são 2 mil cadastrados para aluguel de bikes públicas

O BikePoa oferece cinco estações, todas no centro histórico, com um total de 50 bicicletas disponíveis. Projeto prevê chegar a 400 veículos e 40 estações pela cidade

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre  |  Autor: Cláudio Furtado  |  Postado em: 26 de setembro de 2012

Usina do Gasômetro e mais quatro pontos do Centro

Usina do Gasômetro e mais 4 pontos ganharam estação

créditos: Ivo Gonçalves/PMPA

 

Desde sábado, 22, início de funcionamento do sistema público de aluguel de bicicletas na Capital, 2 mil cadastros foram realizados no site www.movesamba.com/bikepoa, com 533 viagens realizadas. Em um primeiro momento, são cinco estações do BikePoa, todas no Centro Histórico (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara Municipal), com 50 bicicletas disponíveis. 

 

Os usuários podem se cadastrar no site do BikePoa, em aplicativos para smartphone (IPhone e Android) ou por celular convencional, via portal de voz, ligando para o fone (51) 4063-7711. O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta. O objetivo é dar rotatividade e manter as estações com bicicletas para todos os usuários.

 

O sistema BikePoa terá, ao todo, 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, polos de atratividade, além de estações de transporte público. “Tem sido sucesso absoluto. São 2 mil credenciamentos em apenas três dias de funcionamento. Instalaremos 20 estações em 2012 e mais 20 em 2013”, afirma o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.


Funcionamento:

Habilitação - Para utilizar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deve informar o número do cartão de crédito. Há três maneiras de habilitar o passe do BikePoa: via celular convencional por portal de voz (fone 51 4063-7711), celular do tipo smartphone (via aplicativos do IPhone e Android) ou pelo site www.movesamba.com/bikepoa

 

Retirada das bicicletas - O usuário poderá retirar as bicicletas das estações de duas maneiras: via celular convencional (portal de voz) ou por smartphones (via aplicativo sistema IPhone e Android).

 

Leia também:

Aluguel de bicicletas começa no dia 22 de setembro em Porto Alegre 

Apresentado modelo para 85 novos táxis adaptados em Porto Alegre 

Inicia-se processo de licitação do metrô de Porto Alegre 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário