Apresentado modelo para 85 novos táxis adaptados em Porto Alegre

Carros são do tipo utilitário e têm elevador elétrico. Tarifa será a mesma cobrada nos táxis comuns

Notícias
 

Fonte: G1 RS  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 13 de setembro de 2012

Modelo de novos táxis foi apresentado na EPTC

Modelo de novos táxis foi apresentado na EPTC

créditos: Lucas Barroso/Divulgação, EPTC

 

O modelo para os novos táxis adaptados para cadeirantes em Porto Alegre foi apresentado na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na terça-feira (11). Segundo a empresa, serão 85 novos veículos na frota, com licitação prevista para o final deste ano. Os carros são do tipo utilitário, possuem elevador elétrico e são feitos em aço que suportam até 485 kg. A operação é por controle remoto.

 

Segundo a EPTC, o equipamento permite o acesso do cadeirante no veículo em pouco mais de um minuto e foi homologado pelo Inmetro. A capacidade do táxi adaptado é de cinco passageiros. Com o cadeirante, o número muda para quatro. "Mesmo adaptados, a tarifa será a mesma dos táxis comuns. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a acessibilidade no transporte público da cidade", afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da empresa.

 

Dos 1.672 ônibus da capital gaúcha, 886 (53%) já estão adaptados para cadeirantes, conforme a EPTC. Em razão de lei municipal, todos os novos ônibus que entram na frota já devem ser adaptados. Das 403 lotações, 136 possuem espaço para cadeirantes. A frita total de táxis de Porto Alegre é de 3.925 veículos.

 

Leia também:

Inicia-se processo de licitação do metrô de Porto Alegre 

Aluguel de bicicletas em Porto Alegre deve começar no Dia Mundial Sem Carro 

EPTC apresenta plano para ciclovia na Cidade Baixa, em Porto Alegre 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Luciana Castro - 07 de Agosto de 2013 às 09:06 Positivo 0 Negativo 1

Depois de quase um ano Porto Alegre ainda não tem táxis adaptados. A recomendação da EPTC é usar os táxis convencionais. Vale lembrar que Rio e São Paulo contam com cooperativas especiais com táxis adaptados.

Clique aqui e deixe seu comentário