Preferência ao pedestre completa 15 anos em Brasília

Sinal de braço indicando prioridade ao pedestre na travessia começou em 1997 na Capital Federal, e pegou. Outras cidades seguiram o exemplo, que pode virar lei no país

Notícias
 

Fonte: Agência Senado  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 24 de outubro de 2012

Respeito ao pedestre na faixa, em Brasília

Respeito ao pedestre na faixa, em Brasília

créditos: Waldemir Barreto / Arquivo Senado

 

Em Brasília, na histórica briga entre carros e pedestres, os primeiros sempre levaram a melhor. Os contornos da cidade foram pensados nos anos 1950, época em que ainda se acreditava que o automóvel deveria reinar absoluto nas cidades.

 

A reviravolta está completando 15 anos. Em 1997, as autoridades da capital federal concluíram que era um absurdo que os pedestres, antes de atravessar a rua, fossem obrigados a dar passagem para os carros.

 

Decidiram inverter a preferência. Para isso, destacaram agentes de trânsito para as faixas de pedestre sem semáforo. Nessas travessias, bastaria que as pessoas estendessem o braço para que os carros freassem. Nas faixas com semáforo, nada mudaria — o verde, o amarelo e o vermelho continuaram ditando os movimentos.

 

Nos primeiros meses, os motoristas que ignoravam o sinal com o braço recebiam advertência. Depois, passaram a receber multa. Hoje, sem grandes traumas, os brasilienses adquiriram o hábito do sinal. Já não é necessária a presença dos agentes. O primeiro carro freia para o pedestre em 85% das vezes.

 

Lembra o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que 15 anos atrás era o governador do Distrito Federal: "Ouvia que era uma loucura, um tiro no pé, que eu seria responsabilizado por uma onda de atropelamentos."

 

Nada disso aconteceu. O grande segredo foram as campanhas educativas nas escolas. As crianças cobravam dos pais que dessem e respeitassem o sinal.

 

Gesto de mão 

Outras cidades seguiram o exemplo. Teresina deu início ontem a sua campanha de trânsito. Em Florianópolis, o gesto já pegou. Nas principais cidades da região metropolitana de São Paulo, as prefeituras estão no meio de uma ofensiva para esclarecer pedestres e motoristas.

 

Na capital paulista, de acordo com um estudo feito há dois meses, o primeiro carro para ao sinal em 30% das vezes. Não é pouco se for comparado com os 10% que se registravam no início de 2011, no início da campanha.

 

Desde agosto do ano passado, 42 mil condutores foram multados - em média 100 por dia. Muitos paulistanos ainda relutam em fazer o gesto, principalmente por vergonha.   

 

Para dar prioridade ao pedestre, nenhuma dessas cidades precisou criar lei. Simplesmente puseram em prática um dispositivo do Código de Trânsito Brasileiro que sempre fora negligenciado. O artigo 214 diz que é infração gravíssima não dar preferência ao pedestre na faixa e castiga o motorista infrator com multa de R$ 191,54 e perda de 7 pontos na carteira (com 20 pontos, fica proibido de dirigir por um ano).

 

O Senado estuda um projeto de lei que inclui o gesto com o braço no Código de Trânsito (PLC 26/2010). 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

yurie - 26 de Outubro de 2012 às 13:24 Positivo 0 Negativo 0

dados do Detran: http://www.detran.df.gov.br/o-detran/estatisticas-do-transito/acidentes.html quem mora em Brasília hoje tem muito mais cuidado ao atravessar a faixa que em anos anteriores. (aumentem o numero de caracteres dos comentários)

yurie - 26 de Outubro de 2012 às 13:22 Positivo 0 Negativo 0

Nos últimos anos o índice de atropelamentos e mortes aumentou. Basta ver os dados do Detran DF. Nos últimos dois anos diminuíram as mortes, mas o número ainda é maior que em 1997. O número de feridos só aumenta! Ou seja, já não se respeita como antes

Jackson - 25 de Outubro de 2012 às 22:53 Positivo 0 Negativo 0

Parabéns a iniciativa de Brasilia,, mas por isso em forma de lei já será um absurdo. O Brasil não precisa tanto de leis, precisa de mais educação. Investir nas escolas, educando crianças e adolescentes será mais proveitoso...

Clique aqui e deixe seu comentário