Desrespeito à Lei de Muros e Calçadas traz perigo aos pedestres em São Luís

Sem ter calçada para passar, pedestres se arriscam entre os carros. Terrenos abandonados acumulam sujeira e mato nas ruas

Notícias
 

Fonte: G1 MA  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 06 de novembro de 2012

Terrenos baldios e calçadas irregulares atrapalham

Terrenos baldios e calçadas irregulares atrapalham pedestres

créditos: Divulgação

 

A falta de respeito à Lei de Muros e Calçadas em São Luís é grande. Nos bairros da cidade, é comum encontrar terrenos baldios. O problema se agrava quando estes terrenos estão em grandes avenidas, onde o tráfego de veículos é intenso. Sem ter uma calçada segura para passar, muitos pedestres se arriscam entre os carros.

 

Entre o bairro do Cohafuma e a Curva do 90, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, vários atropelamentos foram registrados. Neste trecho de trânsito intenso, a Lei de Muros e Calçadas nunca foi cumprida. O pedreiro Jorge Santana trabalha no bairro do Vinhais e enfrenta o risco todos os dias. De um lado, um terreno que não é cuidado. De outro, o trânsito pesado da Jerônimo e Albuquerque. “Os motoristas não respeitam os pedestres. Aí o jeito é passar pelo mato, com medo dos carros”, conta ele.

 

Próximo ao viaduto da Cohama, o risco fica no sentido que leva ao bairro do Vinhais, onde não tem calçada. A Lei municipal 4.590 diz que o dono o terreno deve construir muros e manter a calçada livre, com segurança para o pedestre. Na Rua Pernambuco, no bairro do Turu, o que acontece é o contrário do que determina a lei. O dono de um terreno localizado na região chegou a construir o muro, mas não tomou cuidados para manter limpa a calçada de sua propriedade. Hoje, a calçada é suja e tomada pelo mato.

 

De acordo com a Blitz Urbana de São Luís, um levantamento georreferenciado será realizado nas áreas do Turu, Cohafuma, Cohama e Vinhais para localizar os proprietários dos terrenos citados na reportagem. Ainda segundo o órgão fiscalizador, após fechar os bairros Parque Shalon, Cohama e Vinhais os fiscais seguirão para os bairro do Turu, Cohab e Cohatrac.

 

Leia também:

Frota de veículos já passa de um milhão no Maranhão 

Veículos estacionados em calçadas atrapalham pedestres de Caxias, no Maranhão 

Plano de Mobilidade Urbana de São Luís é apresentado em Seminário Internacional de Logística 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário