Cuiabá pode ter sistema de rodízio de carros

O sistema de rodízio de carros pode virar lei em Cuiabá (MT)

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Maria Fernanda Cavalcanti  |  Postado em: 21 de novembro de 2012

Capital sofre com interrupções no trânsito e alto

Capital sofre com interrupções no trânsito

créditos: Edson Rodrigues / RDNews

 

Um projeto apresentado na Câmara de Vereadores pretende restringir a circulação de automóveis, de forma escalonada, para reduzir o tráfego durante a execução das obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. A proposta, de autoria do presidente da Casa, Júlio Pinheiro (PTB), determina que seja feito uma experiência de um mês para verificar a viabilidade. A proposta ainda está em análise nas comissões e será votada até o final do ano.

 

Atualmente, Cuiabá tem uma média de um veículo para cada duas pessoas – número bem acima da média de outras grandes cidades brasileiras. Assim, a preocupação com a qualidade e eficiência nos deslocamentos cresce. Em sua proposta de lei, o vereador Júlio Pinheiro justifica que a medida “visa melhorar o trânsito da cidade” e que, antes de ser efetivada, após o período de experimento, a população deve ser consultada sobre sua viabilidade.

 

Uma das maiores preocupações apontada por ele é com o início das obras para implantação do modal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (CPA). O primeiro bloqueio será na avenida do CPA, próximo à Secretaria do Estado de Fazenda (Sefaz), onde será construído um viaduto. No local o fluxo, em horário de pico, chega, em média, a 3,2 mil veículos que serão obrigados a utilizar desvios para ter acesso ao Centro Político Administrativo.

 

Leia mais sobre medidas de restrições de circulação de veículos particulares em grandes centros urbanos.

 

O modelo de rodízio, que define vias, dias e horário em que haverá restrição de circulação deve ser definido após aprovação da lei pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. O projeto estipula somente que funcione de 2ª a 6ª feira, dividindo os veículos com final de placas pares e ímpares.

Fonte: Gazeta Digital


Clique aqui para ver o post original no The City Fix brasil


Leia também:

Em licitação do VLT de Cuiabá, governo contrata 2ª proposta mais cara e gasta R$ 7 mi a mais 

100% acessível, VLT vai recuperar calçadas de Cuiabá, garante engenheiro 

VLT de Cuiabá acelera obras 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário