SP: Haddad diz que novos corredores de ônibus terão ciclovias

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), prometeu ontem instalar ciclovias em todos os corredores de ônibus que forem construídos na cidade

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Evandro Spinelli  |  Postado em: 18 de janeiro de 2013

Ciclovia Rio Pinheiros

Ciclovia Rio Pinheiros

créditos: Adriano Vizoni - Folhapress

 

Haddad falou sobre o assunto em entrevista à rádio Tupi, ontem. O prefeito foi questionado sobre a possibilidade de construção de uma ciclovia na Radial Leste.

 

“Na Radial tem projeto de corredor [de ônibus]. Todo projeto de corredor que for feito terá também projeto de ciclovia”, disse o prefeito.

 

Em seu programa de governo, Haddad prometeu construir 150 km de corredores de ônibus. Entre eles os das avenidas Celso Garcia, Ragueb Chohfi, Radial Leste, Aricanduva e Jacu Pêssego, todos na zona leste.

 

Ele não se comprometeu com uma meta de ciclovias a serem feitas em seu mandato. A promessa é apenas de criar “uma rede de vias cicláveis, o que inclui ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais”.

 

Parcerias

A prefeitura já tem um pacote de 68 km de obras de corredores em licitação –aberta desde o ano passado.

 

Haddad já recebeu do secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, o plano para os demais 82 km, que seriam licitados em 2013. As obras demorariam de dois a três anos.

 

A prefeitura vai tentar recursos no governo federal para as obras dos corredores. O que não vier da União será feito em sistema de PPP (parceria público-privada), modelo adotado no Rio para obras de transportes.

 

Haddad acredita que o corredor da Celso Garcia é o mais viável para ser feito em PPP.

 

Ônibus

A prefeitura iniciou ontem o processo de licitação do novo modelo de transporte coletivo. Até o meio do ano será preciso concluir a concorrência para a substituição das empresas de ônibus e cooperativas de perueiros.

 

O primeiro passo foi o agendamento para os dias 1º e 4 de fevereiro de duas audiências públicas sobre o assunto. Depois, será feito um edital, que ficará em consulta pública para recebimento de sugestões antes de abrir a licitação para a disputa entre as empresas.

 

Leia também:

Rede Nossa São Paulo lança nova edição de indicadores. Prefeito comparece 

Governador de São Paulo confirma pedido do governo federal para não aumentar tarifa do metrô 

Metrô de São Paulo: Linha 4 já sugere descer após destino 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário