VLT na mira do próximo relatório do TCE sobre obras da Copa em Cuiabá

Relatório do Tribunal de Contas, que avalia atrasos nas obras da Copa, deve ser divulgado no dia 15 de março

Notícias
 

Fonte: Olhar Direto  |  Autor: Darwin Júnior  |  Postado em: 14 de fevereiro de 2013

Obras do VLT de Cuiabá

Obras do VLT de Cuiabá

créditos: Darwin Júnior

 

Dez dias após a publicação do relatório bombástico que apontou atraso em 22 das 24 obras da Copa do Mundo em Cuiabá, uma equipe do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) segue trabalhando na elaboração do segundo relatório.

 

De acordo com a assessoria do TCE, a novidade deve ser a inclusão do Veículo Leve sobre Trilhos na avaliação da auditoria da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Serviços de Engenharia. Os trabalhos serão divulgados no dia 15 de março no auditório do tribunal, a exemplo do que foi a primeira exposição.

 

O primeiro relatório, publicado no dia 4 deste mês, causou polêmica. Na ocasião, o tribunal apontou que 22 obras apresentaram atrasos de 30 a 240 dias. Apenas duas construções – Arena Pantanal e aeroporto Marechal Rondon estão dentro do cronograma – de acordo com a publicação do TCE. Consta o relatório que somente 10,81% dos contratos tinham sido executados, até então. As obras com cronograma mais atrasado são as trincheiras do Santa Rosa e Verdão, em Cuiabá e a duplicação da estrada da Guarita, em Várzea Grande. 

 

Na divulgação deste primeiro relatório, a obra de implantação do VLT ficou fora, já que até a conclusão do estudo técnico, em 31 de dezembro, o contrato ainda não tinha começado a ser executado. O documento foi encaminhado para os chefes dos poderes Executivo e Legislativo, além do secretário da Secopa.

 

E agora, o VLT

O conselheiro do TCE e relator das contas da Secopa, Antonio Joaquim, destacou que o VLT entra na mira do tribunal nos trabalhos que acontecem entre os meses de fevereiro e março. “Já estamos vendo pela cidade obras relacionadas ao VLT, porém sobre o cumprimento de prazo, só poderemos afirmar se está sendo cumprido no próximo relatório”, destacou.

 

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa, as obras do VLT estão 22% concluídas (números de janeiro), incluindo a fase de projeto. Notadamente, parece haver grandes diferenças entre os números divulgados pela Secopa e pelo TCE. Para se ter uma ideia, a projeção da Secopa aponta que as obras da Arena Pantanal chegaram ao final de janeiro com 62% da conclusão. Esse número foi desmentido no relatório do TCE que apontou o novo estádio em apenas 37% pronto.

 

Praticamente todos os dados divulgados pelo TCE foram rechaçados pelo secretário da Secopa, Maurício Guimarães e pelo governador Silval Barbosa que discordaram da avaliação, assegurando que houveram avanços significativos. Contudo, a Secopa afirmou que recebeu o relatório como alerta e que já está elaborando um Plano de Providências.


Polêmica

O ponto que causou mais polêmica no relatório publicado pelo TCE foi o apontamento de irregularidade nos repasses feitos pela Secopa ao consórcio construtor da Arena Pantanal. O Governo pagou, antecipadamente, R$ 35 milhões à empreiteira por estruturas metálicas, que ainda não foram adquiridas. A Secopa justificou que a prática ocorre em todas as obras de arenas pelo país.

 

O conselheiro Antônio Joaquim afirmou que os atrasos preocupam. “É grave, mas não é alarmante. Existe, sim, o risco de algumas obras não ficarem prontas no prazo determinado. Por isso, é preciso que o governo adote algumas medidas para evitar atrasos que venham atrapalhar a realização da Copa, que tem data certa para acontecer, julho de 2014”, concluiu Antonio Joaquim, durante entrevista coletiva concedida à imprensa.

 

Argumentando preocupação com os prazos das obras, o TCE decidiu que a partir de agora, a equipe da secretaria de Controle Externo fará um novo relatório a cada 45 dias. Depois do relatório do dia 15 de março, o calendário do TCE prevê novas projeções em 30 de abril e 15 de junho.

 

Leia também:

Consórcio inicia instalação de estacas em obra do VLT em avenida de Cuiabá 

Em Cuiabá, governador diz que obras de mobilidade para Copa saem no prazo 

Em Cuiabá, terceiro turno é adotado em obras do VLT e da Arena 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

edmar v nogueira - 22 de Março de 2013 às 00:20 Positivo 0 Negativo 0

Caros amigos Politicos estou comentado como se fosse a voz dos Cuiabanos que lutarão tanto quanto, e queremos mais doque nunca ver nosso estado e Capital ser bem falada atraves de milhares de turistas que passarão por aqui..

Clique aqui e deixe seu comentário