Estudo propõe volta da rede de bondes em SP

Levantamento ainda defende ampliação da rede de trólebus; uso de veículos elétricos pode reduzir emissão de poluentes

Notícias
 

Fonte: Metro São Paulo  |  Autor: Márcio Alves  |  Postado em: 05 de março de 2013

Última linha de bonde foi desativada em março de 1

Última linha de bonde foi desativada em março de 1968

créditos: Folhapress/arquivo

 

Estudo realizado por técnicos da SPTrans, empresa que gerencia o sistema de transporte público da capital paulista, propõe o resgate do sistema de bondes, que operou na cidade entre 1871 (tração animal) até a década 1960. O estudo também sugere ampliar a rede de trólebus - atualmente, dos 15 mil ônibus em circulação em São Paulo, apenas 109 são trólebus (1,2%), espalhados em 10 linhas. Já a última linha de bonde foi desativada em março de 1968.

 

De acordo com o documento, a volta dos bondes é a melhor alternativa para reduzir as emissões de poluentes, uma vez que o sistema é alimentado pela rede elétrica. Na Rio+20, São Paulo se comprometeu a reduzir em 45% as emissões de gás carbônico até 2030. 

 

Os técnicos afirmam que, como o Brasil possui uma matriz energética composta por 87% de fontes renováveis, o uso desse estoque deveria ser incentivado. Além disso, há linhas de transmissão suficientes para garantir o bom funcionamento do sistema. 

 

A volta dos bondes e a expansão dos trólebus trariam outra vantagem. De acordo com a SPTrans, a vida útil de um trólebus é três vezes maior do que a de um ônibus comum. 

 

A previsão da prefeitura no ano passado para investimentos em trólebus era de R$ 10,8 milhões, mas apenas R$ 2,8 milhões foram efetivamente investidos. O restante do dinheiro está parado no Fundo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aguardando a aprovação de projetos para a expansão dos trólebus.

 

Viabilidade

Especialistas em transportes apontam que o retorno dos bondes depende da decisão da prefeitura de priorizar o transporte coletivo em detrimento do individual. O modelo, hoje, pode ser adotado com um sistema auto-suficiente de energia, sem a necessidade de uma rede aérea.

 

Com isso, é possível colocá-lo em operação em linhas no centro expandido, servindo como alternativa para viagens de curta distância e desafogando o metrô nessa região.

 

Leia também:

Linha 4 eleva até 19% fluxo em outros ramais do Metrô de São Paulo 

Iluminação de faixas de pedestres não tem manutenção há um ano em SP 

Por falta de investimentos, metrô 24 horas em São Paulo está longe de ser realidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário