Mobilize Brasil lança a seção Acompanhe a Mobilidade

Nova seção traz dados de mobilidade urbana sustentável de 15 cidades na forma de tabelas e gráficos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro  |  Postado em: 05 de abril de 2013

Seção Acompanhe a Mobilidade

Seção Acompanhe a Mobilidade

créditos: Mobilize Brasil

 

Divulgar informações sobre Mobilidade Urbana para estimular o debate público sobre o tema sempre foi o principal objetivo do Mobilize Brasil. Desde a criação do portal, em setembro de 2011, reunimos dados relevantes sobre mobilidade nas cidades brasileiras, assim como as melhores experiências de outros países.

 

Hoje, com o lançamento da seção Acompanhe a Mobilidade, avançamos em direção ao objetivo de ser referência em Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil. Definimos, conceituamos e reunimos na nova seção diversos indicadores. A partir daí, todos poderão acompanhar o que já foi feito, o que está programado e o que deve ser feito para conquistar melhor qualidade de vida nas nossas metrópoles e assegurar um princípio básico da cidadania: o direito de ir e vir.

 

A nova seção é o resultado de um trabalho árduo de meses de garimpo e consolidação de dados que envolveu minha dedicação pessoal e de toda a equipe do Mobilize, na busca de informações dispersas e algumas até controversas.

 

Gráficos e tabelas

Para que as informações fossem acessíveis de forma direta e objetiva, esta seção foi especialmente desenhada na forma de gráficos e tabelas. Na página principal o leitor tem acesso a vários indicadores, tais como: ônibus acessíveis, mortes no trânsito, estrutura cicloviária, emissão de poluentes e existência de calçadas ou rampa para cadeirantes, e também gráficos comparativos desses indicadores entre as principais capitais.

 

Internamente, foram criadas páginas exclusivas para as 15 capitais incluídas neste primeiro momento. Além de acessar dados de mobilidade e indicadores, o leitor poderá acompanhar o estágio das principais obras e consultar também notícias relacionadas, galerias de fotos, vídeos, mapas e estudos.

 

No lançamento do portal Mobilize, divulgamos o primeiro diagnóstico da mobilidade urbana sustentável nas cidades brasileiras, o Estudo Mobilize 2011. Na época, devido à dificuldade de obter informações com os governos locais, só foram analisadas 9 capitais. De lá para cá, a discussão sobre mobilidade ganhou corpo em diversas cidades e relevância na mídia e na esfera governamental. No entanto, a maioria das principais cidades brasileiras ainda carece de informações sobre o tema.

 

15 capitais

Agora, conseguimos avaliar 15 capitais brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). Nossa meta é estender essa avaliação a outras cidades e ampliar ainda mais a quantidade de indicadores. Queremos construir um grande mapa da mobilidade urbana do Brasil.

 

Os números que levantamos, já mostram, per si, que vivemos uma situação caótica, e que em breve seremos ilhas isoladas num mar de carros, caminhões e ônibus. Se desejamos reverter este quadro, é necessário que todos, especialistas, governantes e cada cidadão se mobilizem para melhorar as condições dos transportes coletivos e a circulação de pedestres e ciclistas nas cidades.

 

Espero que gostem da nova seção!

 

Ricky Ribeiro
Criador e diretor do Mobilize Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rafael - 20 de Abril de 2013 às 11:10 Positivo 0 Negativo 0

Este site faz um grande trabalho, cujos ideais muitas vezes foram postergardos e ignorados pelo poder público. Sinto por não ver dados da região da Baixada Santista, onde se discute há década por VLT e várias décadas por túnel Santos-Guarujá.

Antonio Linhares - 03 de Abril de 2013 às 08:09 Positivo 1 Negativo 0

Parabéns ao site pela iniciativa e principalmente, por incentivar a mobilidade sustentável, imprescindível atualmente. Devo apenas discordar dos dados sobre Curitiba, quanto a quantidade de ciclovias e extensão das mesmas que é bem menor do mostrado.

Clique aqui e deixe seu comentário