Fortaleza pode ter linhas de ônibus exclusivas para mulheres

Em meio a discussões sobre as dificuldades enfrentadas diariamente por usuários do transporte público da Capital, uma proposta inusitada está tramitando na Câmara

Notícias
 

Fonte: Diário do Nordeste  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 05 de abril de 2013

O serviço funcionaria em horário de pico

O serviço funcionaria em horário de pico

créditos: Fabiane de Paula

 

Em meio a discussões acaloradas sobre as dificuldades enfrentadas diariamente por usuários do transporte público da Capital, uma proposta inusitada está tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza: a criação de linhas de ônibus exclusivas para mulheres.

 

O projeto de indicação foi apresentado pela vereadora Ba (PTC), mas precisa ser acatado pela Prefeitura de Fortaleza, caso os demais parlamentares concordem com a ideia e aprovem a matéria.

 

Por enquanto, a iniciativa está em análise na Comissão de Legislação da Câmara. A parlamentar justifica a sua proposta lembrando os momentos de assédio moral e sexual que as mulheres passam ao usarem ônibus. "Com carros exclusivos para as mulheres nesses horários de concorrência, elas estarão livres desses assédios criminosos de homens aproveitadores", disse.

 

A proposta diz que o horário de atendimento desse serviço seria das 6h e 8h e entre as 17h e 19h. Além disso, os coletivos teriam que entrar em terminais e serem especificados por meio identificação visual, para facilitar o acesso.

 

A vereadora Ba acrescenta que a ideia já existe na Cidade do México, onde 25 rotas circulam pintadas de rosa. No Rio de Janeiro, uma lei obriga empresas concessionárias do sistema ferroviário e metroviário a destinarem vagões exclusivos para uso para mulheres, em horário de pico.

 

Leia também:

Fortaleza corre com BRT e VLT, que devem ficar prontos até dezembro 

Fortaleza terá Plano Diretor Cicloviário até maio de 2014 

Projeto visa agilizar trânsito em Fortaleza 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

heron - 08 de Abril de 2013 às 14:09 Positivo 0 Negativo 0

podiam fazer vagões exclusivos para tarados e pervertidos

Clique aqui e deixe seu comentário