'Calçada? Não tem nem rua', diz leitor sobre avenida sem asfalto em SP

Prefeitura de Mauá diz que está avaliando viabilidade de pavimentação. Outros leitores da Grande São Paulo relataram problemas semelhantes

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 17 de abril de 2013

Internauta reclama de mau estado de rua em Osasco

Internauta reclama de mau estado de rua em Osasco

créditos: Willibrandy Rufino/VC no G1

 

"Calçada? Não tem nem rua." A reclamação sobre a Avenida Cidade de Mauá, em Mauá, na Grande São Paulo, é do autônomo João Batista de Paula Lopes. Ele registrou as más condições da via, que não tem asfalto e está completamente esburacada.

 

Segundo o leitor, apenas pedestres podem circular pela avenida, e ainda assim com dificuldades. De acordo com João, outro problema do local é a falta de iluminação pública. Ele afirma que os moradores pagam uma taxa mesmo sem ter o serviço.

 

Respostas da Prefeitura de Mauá: em nota, a Prefeitura de Mauá esclarece que "a Avenida Cidade de Mauá tem trechos sob jurisdição das prefeituras de Mauá e de São Paulo". Segundo o órgão, "a Secretaria de Mobilidade Urbana de Mauá está realizando avaliação técnica sobre a viabilidade do serviço de pavimentação".

 

Sobre a cobrança de taxa de iluminação, a Prefeitura de Mauá afirma que a "Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é lançada em todas as faturas de consumo de energia elétrica das residências que têm ligações de energia legalizada na Concessionária AES-Eletropaulo. Parte da via possui iluminação pública. No entanto, nos locais onde não existe, cada morador pode solicitar o cancelamento da cobrança. O munícipe deverá providenciar cópia de todas as faturas pagas com a cobrança indevida da taxa da CIP e solicitar a devolução".

 

A prefeitura informa ainda que "a avenida Cidade de Mauá está em área de ocupação irregular e toda ação realizada nesta localidade exige a aprovação dos órgãos judiciais, inclusive quanto à pavimentação e iluminação pública". "A prefeitura está realizando o estudo de viabilidade das ações para  análise do Judiciário e posterior execução das obras, mediante sua aprovação."

 

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras informou que o trecho da avenida sob jurisdição da Prefeitura de São Paulo "está em processo de regularização pela Secretaria de Habitação (SEHAB). Após a conclusão dessa etapa, a via poderá receber as melhorias necessárias".

 

Veja outras reclamações de leitores:

 

Internauta reclama de mau estado de rua em Osasco (Foto: Willibrandy Rufino/VC no G1)Internauta reclama de mau estado de rua em
Osasco (Foto: Willibrandy Rufino/VC no G1)

 

Morador do bairro Jardim Cirino, em Osasco, também na Grande São Paulo, o analista de sistemas Willibrandy Rufino reclama da Rua José Rodrigues da Costa, apontando que o local apresenta vários problemas: falta de asfalto, acúmulo de entulho, mato alto e um córrego não canalizado.

 

Segundo Willibrandy, os moradores já fizeram pedidos de asfaltamento e canalização do córrego à prefeitura, mas não conseguiram ter o problema solucionado. "O pessoal já reivindica isso desde 2010 e não foi tomada nenhuma providência", afirma.

 

Sua rua não é asfaltada?

Para denunciar problemas similares, entre em contato com a Prefeitura de Osasco pelo número 156. O morador do município também pode entrar em contato com a Secretaria de Serviços e Obras pelo telefone (11) 3652-9504.

 

Resposta da Prefeitura de Osasco: sobre as reclamações do leitor, a prefeitura informou em nota que "os protocolos foram abertos na Prefeitura de Osasco, diretamente na Central de Manutenção da Zona Sul da Secretaria de Serviços e Obras".

 

Segundo o órgão, "existe um projeto para a melhoria do funcionamento do córrego que está sendo avaliado e estudado pelo Departamento de Obras Públicas da Prefeitura de Osasco (DOP). Trata-se de um projeto de canalização da vala sanitária". O texto diz ainda que "técnicos da administração pública municipal realizarão visitas ao local para realizar a limpeza e manutenção do córrego, bem como as demais providências cabíveis e necessárias. Os trabalhos da vala sanitária - serviços de limpeza e desobstrução - serão iniciados em breve. Estão sendo realizadas reuniões para definição do cronograma. Os demais serviços acontecerão no decorrer das próximas semanas, uma vez que as vistorias técnicas serão realizadas nos próximos dias".

 


´É um exemplo de abandono na cidade', diz leitor sobre rua em Paraisópolis, na Zona Sul da capital. (Foto: Adriano Costa/VC no G1)´É um exemplo de abandono na cidade', diz leitorsobre rua em Paraisópolis, na Zona Sul da capital.(Foto: Adriano Costa/VC no G1)

 

"A rua José Dias da Costa, localizada no bairro de Paraisópolis [Zona Sul de São Paulo], é um exemplo de abandono na cidade", diz o ator Adriano Costa. "Ninguém passa por ali, nem de carro nem a pé".

 

Ele conta que a rua não é pavimentada, e se transformou em um depósito irregular de entulho e carros abandonados.

 

"Desde 2007, venho solicitando à prefeitura a pavimentação dessa rua, sem sucesso", relata o leitor, que tem os sete protocolos de reclamações registradas na prefeitura.

 

Sua rua não é asfaltada?

Moradores de São Paulo podem relatar o problema à prefeitura por três canais: telefone 156, SAC (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/) ou Praças de Atendimento das Subprefeituras.                

Adriano conta ainda que, no início de 2012, foi colocado "piche" sobre a via, mas a cobertura se desmanchou. "É uma camada muito fina, nas primeiras chuvas já começou a se desfazer."

 

Resposta da Prefeitura de São Paulo: a Secretaria das Subprefeituras de São Paulo afirma que a Subprefeitura Butantã "está avaliando as condições para efetuar a pavimentação da rua".

 

A subprefeitura diz ainda que fará vistoria na quarta-feira (17) "para verificar a situação dos veículos abandonados e adesivá-los".

 

"Conforme prevê a legislação vigente, os proprietários terão 5 dias para removê-los do local e, após o prazo, se os carros permanecerem no mesmo local, deverão ser recolhidos para o pátio da Subprefeitura na próxima semana. Feito tal procedimento, serão executados os serviços de capinação e a remoção do entulho acumulado na via."

 

Leia também:

Principal desafio é promover a mobilidade humana 

Prefeitura de João Pessoa inicia operação para desocupar calçadas 

Calçadas irregulares geram mais de 300 notificações em Rio Claro (SP) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Amanda - 14 de Outubro de 2013 às 16:24 Positivo 0 Negativo 0

rua Olívio Basílio Marçal, em Osasco sem pavimentação e com esgoto a céu aberto , uma vergonha Sr  Lapas

JOAO - 11 de Junho de 2013 às 12:56 Positivo 0 Negativo 0

que vergonha ser brasileira pagamos impostos cade o asfalto da rua jose timotheo da silva 120 jd cirino ( Osasco )

carolina - 31 de Maio de 2013 às 12:56 Positivo 0 Negativo 0

que vergonha prefeito pagamos impostos rua jose timotheo da silva 120 jd cirino ( osasco ) sem pavimentação asfalte nossa rua

andreza - 21 de Maio de 2013 às 15:22 Positivo 0 Negativo 0

rua jose timotheo da silva 120 jd cirino ( osasco ) rua sem pavimentação rua com acesso ao rodoanel. conde casas, de predios e daquele jeito pura terra qualidade de vida zero pavimente nossa rua

Clique aqui e deixe seu comentário