A polêmica dos novos pontos de ônibus em São Paulo

Nas últimas semanas, novos pontos de ônibus começaram a ser instalados na cidade de São Paulo. Apesar de terem sido anunciados pela Prefeitura como modernos e tecnológico

Notícias
 

Fonte: Arch Daily Brasil  |  Autor: Fernando Britto  |  Postado em: 17 de abril de 2013

Ponto

Ponto "high tech" no centro de São Paulo

créditos: Thays Bittar / Folha de S.Paulo

 

Ao todo, até o final de 2015, o consórcio responsável pela licitação deverá trocar cerca de 6.500 abrigos e 12.500 totens, sendo que até o fim do ano, 1.400 novos abrigos serão instalados. Os quatro novos modelos, criados pelo designer Guto Indio da Costa, possuem um painel de publicidade de 2 m², o que viabiliza a operação, já que o consórcio pagará R$ 167 milhões pelo direito de propaganda ao invés da Prefeitura ter que arcar pela troca dos 6.500 pontos existentes.

 

Apesar da notícia, os novos modelos de pontos de ônibus parecem não agradar seus usuários por não cumprir funções entendidas como básicas para estes abrigos: proteger da radiação e do calor do sol e informar sobre as linhas de ônibus e seus itinerários.

 

Embora o consórcio responsável afirme que o vidro usado nos pontos sejam laminados e com proteção UV, os novos abrigos parecem estar mais abafados e quentes que os já existentes, segundo os usuários.

 

Além da questão térmica, a falta de informação em uma estrutura chamada de “high-tech” gerou a inconformação dos usuários, que já espalharam os adesivos gaúchos do “Que ônibus passa aqui?”, pelos novos pontos da capital paulistana.

 

De fato, não é só a cidade de São Paulo que sofre com a qualidade e principalmente com a falta de pontos de ônibus. Na maior parte das cidades brasileiras, as estruturas destinadas são precárias, quando existem, sem conforto, segurança ou informação. O que parece ser uma cultura de nosso país, a questão não só dos pontos de ônibus mas do mobiliário urbano aplicado em diversas outras funções parece estar longe de ser solucionada.

 

Via Folha de S.Paulo

 

Leia também:

'Calçada? Não tem nem rua', diz leitor sobre avenida sem asfalto em SP 

'Vamos aumentar a velocidade do ônibus e diminuir a do carro em SP', diz Tatto 

Rede de Metrô de São Paulo pode parar devido a possível falha de segurança 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

MARCOS - 26 de Junho de 2013 às 11:30 Positivo 7 Negativo 0

Na Av. do Cursino, 700: DESTRUIRAM o ponto com cobertura e banco para colocar este "box de banheiro", enquanto outros pontos continuam só com UM POSTE DE MADEIRA!

valquiria de sousa cavalcante - 20 de Junho de 2013 às 18:41 Positivo 0 Negativo 0

meu deus onde vamos para,agora além de pagarmos 70% da condução que dizem ser pública!!,esperamos o ônibus de pé e na chuva!!! sem falar no tempo perdido !! sem as informações das linhas, temos que fica horas esperando para ver qual linha passa ali.

Ronaldo - 14 de Maio de 2013 às 00:10 Positivo 3 Negativo 0

Futuro Box de banheiro das comunidades

Patricia Rocha - 09 de Maio de 2013 às 22:01 Positivo 0 Negativo 0

Esses novos pontos são aviltantes! sou arquiteta e não me conformo com o viés entre o padrão "surreal" do ponto e da condução que chega! ( sem falar em malha viária) Vidro?  filme caro? país tropical? transporte de baIxa qualidade??? Como assim ?

Daniel - 07 de Maio de 2013 às 11:22 Positivo 0 Negativo 0

e já meteram as propagandas.. Adeus cidade limpa

Páginas:
12

Clique aqui e deixe seu comentário