Prefeito entrega ônibus expressos e veículos para o transporte de cadeirantes

O prefeito Marcus Alexandre entregou nesta terça-feira, 2, quatro ônibus alongados e articulados para operar em vias expressas de Rio Branco

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Rio Branco  |  Autor: Assessoria  |  Postado em: 02 de abril de 2013

O ato de entrega ocorreu na Praça da Revolução

O ato de entrega ocorreu na Praça da Revolução

créditos: Divulgação
 
Os alongados vão transportar entre 2.000 e 2.200 passageiros ao dia, e os sanfonados, entre 1.000 e 1.200/dia. Para efeito de comparação, entre 50.000 e 70.000 pessoas utilizam diariamente o sistema de transporte coletivo na capital do Acre.
 
O ato de entrega ocorreu na Praça da Revolução, simultaneamente à oficialização da passagem de R$1 para estudantes. Os dois ônibus sanfonados tem o dobro da capacidade dos ônibus normais e atenderão as linhas Sobral, e Universitário via UFAC, que atenderá também usuários do Tucumã, Colégio Armando Nogueira, FIRB/FAAO, Tangará e parte da Estação Experimental.
 
 
Os dois veículos alongados atenderão as linhas Santa Maria/Vila Acre e Liberdade, atendendo também as comunidades do entorno da Sobral, do Liberdade, Santa Maria, Vila Acre e Via Chico Mendes.

Após a saída do bairro, os ônibus realizarão percurso em configuração “expresso”, ou seja, realizando parada apenas nos pontos de maior intenção de destino.
 
 
“Esses ônibus articulados e os alongados são parte de um conjunto de medidas adotadas pela nossa gestão para melhorar o sistema de transporte coletivo de Rio Branco. Temos outras novidades, como o monitoramento do sistema via GPS, o centro de controle operacional que vai proporcionar maior fiscalização e controle dos horários de saída e chegadas dos ônibus no Terminal e a conclusão da reforma do Terminal Urbano”, disse o Prefeito.
 
Transporte para portadores de deficiências severas - SAUD
Na mesma cerimônia, Marcus Alexandre duplicou a oferta do Serviço de Atendimento de Transporte aos Usuários Portadores de Deficiências Severas (SAUD) entregando duas Kombis adaptadas para o transporte da pessoa com algum tipo de necessidade especial.  De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS), a criação do Sistema SAUD, em 2006, destinou-se ao atendimento exclusivo de portadores de deficiências severas e mobilidade reduzida visando suprir a demanda por transporte para este público, uma vez que a cidade não possuía frota de ônibus adaptada. O serviço é gratuito e atende mensalmente cerca usuários devidamente cadastrados no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Rio Branco (SINDCOL).

Desde o ano passado o SAUD vem promovendo a substituição das vans convencionais por Kombis pela facilidade na manutenção e reposição de peças desses veículos. Em caso de problemas mecânicos, essa característica facilita o retorno da Kombi à circulação e às atividades normais de atendimento. Esse modelo já foi adotado com sucesso em várias cidades brasileiras.

Hoje, mais de 70% de frota de ônibus coletivo na capital é acessível, oferecendo pelo menos um ônibus adaptado em cada linha para transportar cadeirante. A gestão de Marcus Alexandre, reconhece o presidente da Associação dos Portadores de Deficiência Física de Rio Branco (ADERF), Roberval Silva, segue avançando na política de acessibilidade potencializada pelo ex-prefeito Raimundo Angelim.
 
 
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário