Em Rio Branco (AC), ciclovias estão sumindo

Capital do Acre tem a maior rede cicloviária em relação ao total de vias da cidade. Mas, a falta de manutenção e a invasão de carros já provoca acidentes

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Lilian Lima/Jornal do Acre  |  Postado em: 12 de dezembro de 2018

Esgoto invade ciclovia

Falta de manutenção: esgoto invade a pista de ciclistas

créditos: Caio Fulgêncio/G1

Buracos, esgoto e veículos estacionados são alguns dos problemas encontrados nas ciclovias de Rio Branco e apontados pela Rede Bike Anjo em um relatório. O material foi entregue às autoridades acreanas durante o 1º Fórum de Bicicletas, no mês de agosto. Quase quatro meses após o encontro, uma equipe da Rede Amazônica visitou algumas ciclovias da cidade e mostrou que os problemas permanecem. Na reportagem é possível identificar pontos que colocam em risco a vida dos ciclistas.

 

“O resultado foi a constatação de que falta manutenção, segurança e erros de projeto. Essa situação que a gente verifica nas ciclovias atualmente conseguimos constatar e documentar em um relatório entregue às autoridades naquele momento mostrando a visão do ciclista de como estão as nossas ciclovias”, explicou o administrador e ciclista Diego Biondi.

 

São vários problemas em muitos trechos das ciclovias e ciclofaixas da capital acreana. Problemas que já foram apontados por testemunhas de acidentes fatais como causa da morte de ciclistas.

 

“Hoje as nossas ciclovias existem no papel porque a maioria está sendo apagada, sendo usadas como estacionamentos por falta de fiscalização. Basta olhar a cidade, onde tinha ciclovia não tem mais. Já perdemos esse ranking, precisamos parar de bater no peito e dizer que Rio Branco é a cidade da bicicleta, é a cidade amiga do ciclista. Já não é”, lamentou o biólogo e ciclista Valden Rocha.

 

A Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) informou que equipes estão mobilizadas para fazer a manutenção das ciclovias. A do Calafate está em manutenção desde a semana passada, e as demais vão ser recuperadas nos próximos dias conforme o cronograma de trabalho de 2018.

 

Em um ranking, elaborado pelo portal G1 no mês de julho, Rio Branco aparece entre as setes capitais do Brasil com mais ciclovias e ciclofaixas no país. O dado repassado pela prefeitura indica mais de 107 quilômetros cicloviários, o que deixa a capital acreana na liderança proporcional entre todas as caiptais do país.

 

Porém, grande parte dessas ciclovias e ciclofaixas estão sem sinalização, em alguns pontos é difícil perceber a presença delas. Há trechos também que são usados como estacionamento. Vários motoristas foram flagrados praticando a infração. O artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe estacionar em ciclovias e ciclofaixas. A infração é grave e soma cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outro problema é o comprometimento de boa parte das ciclofaixas.

 

 Em algumas vias, a sinalização de ciclovias praticamente desapareceu Foto: Caio Fulgêncio/G1

 

Em trecho do Parque da Maternidade o esgoto tomou conta da área e compromete a pavimentação. O trecho já provocou acidentes e o biólogo Valden Rocha foi uma das vítimas.“Foi exatamente nesse ponto que eu caí há dois dias. Foi justamente pela falta de manutenção dele. A ciclovia do Parque da Maternidade é um referencial para a gente olhar para toda cidade. Isso não acontece apenas aqui, acontece em toda ciclovia de Rio Branco. A falta de manutenção, de carinho e cuidado dessas ciclovias, que a cidade sempre teve, está se perdendo”, argumentou.

 

 

Ciclovias no Brasil Clique para ampliar os gráficos em formato PDF Fonte: G1


 

Leia também:
Capitais já têm mais de 3.200 km de ciclovias (2018)
40% das ciclovias e ciclofaixas de SP têm problemas, aponta auditoria (2018)
Em Rio Branco, moradores adotam bicicleta por rapidez no trânsito (2013)
Ministério Público exige construção de calçadas em Rio Branco (2012)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário