Prefeitura de Curitiba decide revisar projeto do metrô para a cidade

Estudo da atual administração encontrou problemas no projeto anterior. Mudança deve ser feita até o dia 30 de agosto, para garantir recursos

Notícias
 

Fonte: G1 PR  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 08 de maio de 2013

Traçado não deve ser alterado com novas propostas

Traçado não deve ser alterado com novas propostas

créditos: Arte/ G1

 

A Prefeitura de Curitiba informou nesta terça-feira (7) que pretende reavaliar todo o projeto do metrô, que havia sido aprovado pela administração anterior. Para isso, o Executivo deve abrir um Procedimento de Manifestação de Interesse, pelo qual empresas podem fazer adaptações e readequações na proposta existente.

 

Um dos motivos para essa reavaliação da proposta, segundo a prefeitura, é de que foram encontradas inconsistências no projeto anterior. Para a comissão criada pelo Executivo, os custos da obra foram subestimados pela antiga gestão. Além disso, o número de passageiros considerado seria muito acima do que de fato seria atendido com o projeto. Outro problema estaria na inadequação dos métodos construtivos.

 

Apesar das falhas, a prefeitura descartou a mudança de traçado do atual projeto. Conforme a proposta inicial, o metrô deverá sair a estação CIC-Sul e seguir até a Rua das Flores, no Centro da cidade. O projeto substituiria a atual canaleta de ônibus que sai do bairro Pinheirinho e vai até a Praça Rui Barbosa, também no Centro.

 

Após essa primeira etapa, outra parte do projeto pretende estender a linha do Metrô até o bairro Santa Cândida, o que substituiria por completo a canaleta, que liga a região sul da cidade ao norte.

 

De acordo com a prefeitura, o novo projeto não deverá ser pago pelos cofres públicos. As empresas interessadas em participar devem enviar as propostas à administração municipal, sem garantia de serem ressarcidas. Porém, caso uma delas venha a ser escolhida, a empresa contratada para realizar o trabalho deverá arcar com os custos do trabalho de elaboração do projeto.

 

Garantir recursos

De acordo com a prefeitura há pressa na mudança do projeto do metrô. O motivo é garantir o repasse de R$ 1 bilhão do governo federal para as obras. Ainda em 2012, a presidente Dilma Rousseff afirmou que liberaria a quantia a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de pagamento por parte do município.

 

Para ter direito aos recursos, o repasse precisa estar previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) da União. O prazo para inserir o projeto do metrô curitibano à LOA termina no dia 30 de agosto.

 

Leia também:

Estudo traça o panorama dos BRTs e corredores de ônibus pelo mundo 

Mobilidade: a principal preocupação do curitibano 

Em Curitiba, ciclovia da Linha Verde não cumpre sua função 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário