Em São Paulo, mato alto 'esconde' faixa para ciclistas

Pista que percorre os arredores do Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste, não tem manutenção

Notícias
 

Fonte: Diário de S. Paulo  |  Autor: Tamiris Gomes  |  Postado em: 23 de maio de 2013

A ciclovia tem 15 quilômetros de extensão

A ciclovia tem 15 quilômetros de extensão

créditos: Bruna Oliva/Diário SP

 

O Parque Ecológico do Tietê, com seus 14 milhões de metros quadrados, ocupa uma área que vai desde a Barragem da Penha e São Miguel Paulista, na Zona Leste, até Guarulhos, Grande São Paulo. Porém, a grandeza do local não é sinônimo de excelência na manutenção.

 

A ciclovia que beira a área, por exemplo, tem rachaduras em boa parte de sua extensão, sem contar o mato alto no percurso, que inibe os ciclistas de utilizarem a pista. Quem passa pela Rodovia Ayrton Senna, até a entrada na Rodovia dos Trabalhadores, próximo à entrada principal do parque, não consegue notar que há uma ciclovia por ali justamente porque ela está escondida atrás do mato de mais de um metro de altura.

 

A Assuapet (Associação dos Usuários e Amigos do Parque Ecológico do Tietê) trabalha em prol  de melhorias no lugar. O presidente da entidade, Anacleto Barbosa Pereira, contou que há um diálogo constante com a diretoria do parque, mas muitas coisas ainda precisam ser feitas.

 

“A manutenção prejudicada das áreas de jardim no entorno da ciclovia é apenas um dos problemas. Há falta de manutenção do gramado no entorno do lago dos pedalinhos, necessidade de ampliar a quantidade de brinquedos nos playgrounds, recuperação dos sanitários existentes e construção de novos, dentre outros pontos”, disse ele.

 

A ciclovia tem 15 quilômetros de extensão e passa por lugares importantes, como a USP Leste e os centros de treinamento do Corinthians e da Portuguesa.

 

“Ela foi inaugurada em 2010 e a manutenção começou a piorar agora, na temporada de chuvas. Precisa  cortar as árvores  que estão na beira e tem a necessidade de fazer poda nos  galhos”, acrescentou Anacleto.

 

Daee garante que manutenção foi intensificada em abril

De acordo com a assessoria de imprensa do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão responsável pela manutenção dos equipamentos do parque, a ação de roçagem da grama foi intensificada a partir de abril. Segundo o departamento, o diretor do parque, Edson Aparecido Cândido, afirmou que 90% do trabalho foi concluído.

 

Raio-x da entidade parceira

A  Assuapet  (Associação dos Usuários e Amigos do Parque Ecológico do Tietê) existe há  mais de dez anos. Seu objetivo é defender e valorizar a identidade física do parque, bem como lutar por melhorias no local. E-mail:assuapet@assuapet.org.br. Telefone: 7276-5517.   

 

Leia também:

Menos de 4% da população mora na região central de SP 

Casal deixa São Paulo e viaja de bicicleta pelo mundo 

Nova faixa de ônibus é implantada na zona norte de São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário