Sorocaba (SP) realiza pesquisa para melhorar mobilidade urbana

Moradores da cidade do interior paulista serão consultados até junho. Resultado ajudará a definir investimentos necessários

Notícias
 

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 27 de maio de 2013

Quais os destinos dos motoristas sorocabanos?

Quais os destinos dos motoristas sorocabanos?

créditos: Divulgação

 

Uma pesquisa com motoristas e pedestres vai ajudar a Urbes Trânsito e Transportes, empresa que controla o transporte público de Sorocaba, a formar o novo plano diretor de transporte e mobilidade da cidade paulista. Os destinos, as formas e meios de deslocamento são as principais perguntas feitas pelos pesquisadores nas ruas e também em 4 mil casas.

 

Quais os destinos dos motoristas sorocabanos? Para onde vão os pedestres? Por onde pedalam os ciclistas? Estas respostas vão definir os investimentos para o trânsito da cidade nos próximos anos.

 

Desde março deste ano, pesquisadores estão nas ruas para ouvir quem se desloca por Sorocaba. O trabalho, que termina em junho, cumpre a exigência da Lei Federal de diretrizes de mobilidade urbana.

 

Em bloqueios feitos pela Urbes, os motoristas respondem de qual bairro saíram e para onde estão indo. O motivo também é questionado: trabalho, estudo ou lazer. A lotação dos ônibus também é avaliada, com observações se esse tipode transporte é particular ou público.

 

A pesquisa também é feita de porta em porta e 4 mil domicílios receberão a visita dos agentes. A intenção é conhecer os hábitos de transporte e deslocamento dos moradores. As casas foram escolhidas por meio do banco de endereços do IPTU e por várias faixas de renda. Os moradores que serão visitados recebem uma carta da Urbes, com uma senha numérica. Esse número é informado pelo pesquisador antes de iniciar o questionário.

 

Segundo Celso Bersi, diretor de transportes da Urbes, a pesquisa irá apontar quais são os deslocamentos e necessidades de um lugar ao outro. Se será preciso incentivar mais o uso de bicicleta, melhorar a ciclovia, os sistemas viários e as linhas de ônibus, facilitando os deslocamentos de uma maneira mais rápida e confortável.

 

Leia também:

Em Sorocaba, ciclovia é usada como rua por motoqueiros 

Uma batalha entre o motor e o pedal 

Em Sorocaba, pesquisa fará raio X da mobilidade urbana 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário