Decisão sobre baixar tarifa é política, diz Haddad

Prefeito de São Paulo participa de reunião do Conselho da Cidade, que tem a presença de representantes do Movimento Passe Livre

Notícias
 

Fonte: iG São Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 18 de junho de 2013

Concentração no Largo da Batata

Concentração no Largo da Batata

créditos: Igor Frias Vieira

 

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (18) que a decisão sobre a revisão do reajuste do preço da passagem é política. A declaração foi feita enquanto o petista comentava a revisão do aumento e a adoção de uma política de tarifa zero, bandeira defendida pelo Movimento Passe Livre (MPL), durante reunião do Conselho  da Cidade, na sede da Prefeitura.

 

"A decisão não é técnica, é política mesmo", disse Haddad. Do encontro, participam membros do MPL, além de representantes de partidos políticos como o PSTU e o PSOL.

 

Segundo ele, a população deveria antes saber dos custos que isso acarreta, e que haveria redução de verbas para setores como educação e saúde. Além disso, o prefeito explicou que a entrada em vigor de uma possível política de tarifa zero antes precisaria ser debatida nas 31 subprefeituras.

 

Na reunião, Haddad repudiou a violência em manifestações contra o aumento das passagens do tranporte público e destacou que, na manifestação de ontem, houve pouquíssimos incidentes. O MPL organizou os cinco protestos contra a elevação da tarifa de R$ 3 para R$ 3,20, em vigor desde o início do mês.

 

“Eu nunca utilizei uma palavra que desmerecesse o movimento. Nunca usei palavras como vândalos e baderneiros. Eu tenho repudiado a violência, principalmente, quando ela parte do Estado”.

 

Para o Movimento Passe Livre (MPL), a grande manifestação que aconteceu ontem (17) contra o reajuste da tarifa de ônibus aumenta o poder do prefeito para negociar com os empresários do ramo do transporte. "Com o povo na rua fica muito mais fácil de o senhor argumentar com os empresários uma outra forma de concessão", disse Mayara Vivian, uma das líderes do MPL, durante reunião extraordinária do Conselho da Cidade, na prefeitura.

 

"Um direito público não deve ser encarado como lucro para ninguém. Se tem dinheiro para receber mega evento, para privilegiar diversos setores que não o povo, acho que deve haver a mesma disposição em revogar o aumento", completou.

 

O movimento convocou uma nova manifestação para esta terça-feira (18), às 17h, na Praça da Sé. Nesta manhã, eles ressaltaram que o movimento existe desde 2005 e isso contraria argumentos de que as manifestações seriam antipetistas. Líderes do MPL contam que eles já fizeram manifestações contra corte de linhas de ônibus, contra terminais que ficavam aquém das necessidades da população e diversas mobilizações contra o aumento.

 

Para o movimento, revogar o aumento da tarifa é uma demonstração de respeito à vontade popular, dado o tamanho da mobilização. O MPL ressaltou que, apesar de participar do Conselho da Cidade, não descarta uma reunião direta com o prefeito Fernando Haddad e com o governador, Geraldo Alckmin. O Conselho da Cidade não tem poder deliberativo e a revogação do aumento da tarifa precisa ser tomada pelos líderes do poder executivo.

 

 

Leia também:

Rede Nossa São Paulo apresenta propostas para transporte público da cidade 

Análise: A tarifa de ônibus por aqui está entre as mais caras do mundo 

Metrô de São Paulo fecha estacionamento ao lado da estação Marechal Deodoro 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário