Vagão rosa para mulher a partir de 1º de julho no Metrô-DF

Objetivo é incentivar as mulheres a usarem o vagão, que será destacado pela cor e localizado próximo à cabine do piloto

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Fonte: Correio Braziliense  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 19 de junho de 2013

No Rio, iniciativa não foi muito respeitada

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créditos: Mônica Imbuzeiro / O Globo

 

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) iniciou ontem a campanha informativa sobre o vagão exclusivo para mulheres e portadores de necessidades especiais em cada trem. O objetivo é incentivar o uso do carro, que será destacado pela cor rosa e localizado próximo à cabine do piloto, pelo público feminino. A exclusividade do vagão, por enquanto, estará restrito aos horários de pico das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15, a partir de 1º de julho. A regra não se aplica aos sábados, domingos e feriados. A fiscalização caberá aos funcionários do Metrô-DF.

 

A proposta que cria o vagão feminino começou a tramitar na Câmara Legislativa em fevereiro de 2011 e foi aprovada pelo governador Agnelo Queiroz em julho de 2012. Ao sancionar a lei, o Palácio do Buriti vetou o trecho que estabelecia prazo de 30 dias para a norma entrar em vigor e multa de até R$ 10 mil para o usuário que descumprisse a regra.

 

Outra novidade da Companhia do Metropolitano é a publicação no Diário Oficial do DF do projeto básico da obra de expansão da malha metroviária e a criação de novas cinco estações, sendo duas em Ceilândia (Setor O), duas em Samambaia (Expansão) e uma na Asa Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

 

Licitação

"Estamos na segunda fase do processo da licença ambiental. Enquanto aguardamos a concessão do Ibram para instalação do empreendimento, vamos iniciar o processo de licitação para a contratação da empresa que irá construir novas linhas. O objetivo é iniciar as obras até o fim deste ano”, disse a diretora presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi.

 

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou, por meio da assessoria de imprensa, que fará as análises das licenças ambientais "no tempo mais célere possível, não deixando de pontuar o meio ambiente em primeiro lugar, mas também entendendo que as obras são de interesse social e merecem urgência.” A expansão do Metrô conta com R$ 700 milhões do PAC da Mobilidade, custeado pelo governo federal. A estimativa é de que a obra seja concluída em janeiro de 2016, o que deverá permitir o Metrô ampliar a capacidade para 160 mil usuários por dia.

 

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