Moradores de Uberlândia reclamam: falta abrigo nos pontos

Passageiros dizem que pagam caro a tarifa e o serviço não tem qualidade. Assessor de transportes promete instalar novos abrigos nos pontos de ônibus

Notícias
 

Fonte: G1 Triângulo Mineiro  |  Autor: Vanessa Duarte  |  Postado em: 05 de agosto de 2013

Muitas pessoas acabam ficando embaixo de sol e chu

Muitos reclamam de ficar sob o sol e a chuva

créditos: Divulgação

 

Usuários do transporte público de Uberlândia questionam sobre a falta de cobertura nos pontos de ônibus, que gera transtorno para muitas pessoas, principalmente nos dias de sol e chuvosos. Atualmente a cidade conta com 3.500 pontos, mas somente 1.800 têm cobertura e os usuários afirmam que pagam caro na tarifa em busca de um serviço de qualidade. Assessor de transportes afirmou que mudanças vão acontecer a partir de agosto.

 

A assistente administrativa e fotógrafa Norma Sueli Silva geralmente utiliza o transporte coletivo seis vez por dia. Segundo ela, o ponto de ônibus perto do local em que trabalha não tem cobertura e por isso, já ficou embaixo de sol e chuva várias vezes.

 

“O ponto fica em frente a um terreno baldio, que é cheio de lixo e é um lugar perigoso também. O sol quente incomoda muito. Tenho que esperar o ônibus em pé e tenho um problema na coluna. Não tem onde sentar e abrigar do sol e da chuva. Pelo preço que pagamos na passagem, isso não deveria acontecer. Deveria ter abrigo em todos os ônibus e banco para a gente sentar”, declarou.

 

Para a estudante Valquíria Amaral é uma falta de respeito. "Além do calor e do frio, quando fico em um ponto sem abrigo, sinto muita indignação e me sinto muito desrespeitada.” Ela contou que o ônibus coletivo é o único meio de transporte que usa. “Quando eu penso nas pessoas em condições delicadas, como os idosos e os deficientes físicos, por exemplo, acho que o desrespeito é ainda mais grave”, ressaltou.

 

Valquíria Amaral acredita que, para resolver o problema, deveria ser realizada uma mobilização por parte das autoridades. “A Prefeitura deveria fazer uma pesquisa para levantar quais são os pontos de ônibus que se encontram nessa situação em Uberlândia. Com esses dados em mãos, a área responsável pela estrutura de transporte urbano da Prefeitura deveria colocar a mão na massa e, além de cobrir devidamente os pontos, deve disponibilizar bancos nesses locais para que os usuários esperem de forma adequada”, destacou.

 

Informações no blog

Para divulgar informações sobre o condomínio e bairro onde mora, o analista de sistemas Victor Patricio criou um blog. Em uma das matérias, ele afirma que quatro protocolos, pedindo a instalação de abrigos de ônibus na rua do condomínio, foram abertos na Prefeitura de Uberlândia. “Temos apenas um ponto de ônibus e não existe cobertura nenhuma para ele. Liguei na Prefeitura e eles falaram que não tem orçamento. Então eu imagino como uma cidade com tantos recursos não ter orçamento. Tenho a sensação de que o povo trabalha, mas a administração não ajuda”, afirmou.

 

Victor Patricio disse que não precisa utilizar o transporte coletivo, mas não concorda com a situação que muitos moradores enfrentam. “Todo dia que saio do meu condomínio de carro, vejo um monte de gente se abrigando em uma sombrinha do poste e aquele sol forte ou em dias de chuva. O pessoal senta no chão e na calçada, porque não tem onde sentar”, informou.

 

Problemas nos pontos de ônibus

Em entrevista ao vivo para a TV Integração, afiliada a Rede Globo, desta quarta-feira (31), o assessor de transportes, Divino Santos, falou sobre a situação dos pontos de ônibus em Uberlândia. Em relação às marquises, ele informou que dos 3.500 pontos de ônibus, 1.800 têm abrigos e alguns deles apresentam problemas, como não ter um bom local para ser instalado. “Estamos estudando e reformulando novos pontos, com nova estrutura de forma a ficar mais confortável e mais seguro para o cidadão”, afirmou.

 

Ainda, segundo Divino Santos, a partir de agosto serão feitas as mudanças nos pontos de ônibus da cidade. “Já estamos com a licitação e já temos o projeto dos novos abrigos de ônibus. Então começaremos a implantar logo no início de setembro”, informou.

 

Leia também:

Em Uberlândia, monitoramento online dos ônibus terá aplicativo para celular via GPS 

Ciclistas protestam contra possível destruição de ciclovia em Uberlândia 

Uberlândia e a mobilidade urbana 




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário