Ciclistas protestam contra possível destruição de ciclovia em Uberlândia

'Movimento Cidade Futura' diz que local na Rondon pode virar calçadão. Secretaria informa que há apenas estudos sobre a ciclovia, nada oficial

Notícias
 

Fonte: G1 Triângulo Mineiro  |  Autor: Caroline Aleixo  |  Postado em: 25 de fevereiro de 2013

Apenas uma faixa é inviável em direções contrárias

Apenas uma faixa é inviável em direções contrárias

créditos: Sandrão/Arquivo pessoal

 

Ciclistas de Uberlândia se reunirão nesta terça-feira (26), às 18h, para manifestarem contra a possível exclusão de uma das ciclovias da Avenida Rondon Pacheco. Eles afirmam que tiveram conhecimento que uma delas se transformará em calçadão. Diante disso, o "Movimento Cidade Futura" comunicou outros grupos de ciclistas da cidade para fazerem a reivindicação. Contudo, em nota enviada ao G1, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) informou que existe um estudo, mas que nada ainda foi definido, especialmente sobre uma ciclovia.

 

Segundo o coordenador do movimento, Frank Barroso, os desportistas tiveram muita dificuldade até que a ciclovia fosse construída e agora sentem pela possível destruição da mesma. “Somos contra essas mudanças. Temos pouco espaço na cidade para pedalar tranquilamente e ainda vai tirar uma das vias. As faixas foram construídas em nosso pedido e, mesmo mal feitas, já estávamos acostumados em utilizá-las. Essa é uma alternativa equivocada da Settran”, argumentou.

 

Frank disse, ainda, que o espaço da ciclovia é de 1 metro e 30 centímetros e ficaria inviável usar uma mesma faixa para ciclistas que pedalam em direções contrárias. Além disso, os manifestantes aproveitarão a oportunidade para pedir melhorias no trecho, como reforço da sinalização e a construção de bicicletários para que as pessoas se desloquem de bicicletas e depois utilizem o transporte coletivo para viagens mais longas. “Inclusive uma empresa da cidade mostrou interesse em patrocinar as bicicletas gratuitamente. Não é nada certo, mas é um começo. Grandes cidades brasileiras estão investindo na bicicleta como meio de transporte. Além de ser sustentável, garante mais qualidade de vida à população”, salientou.

 

Segundo os organizadores, o prefeito Gilmar Machado foi convidado para comparecer ao manifesto, ouvir as reivindicações dos ciclistas e também se pronunciar sobre o assunto. A concentração será no viaduto da Avenida João Naves de Ávila. São esperados mais de 200 ciclistas da cidade para a manifestação.

 

A Settran informou ao G1 por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, que existe um estudo sobre a malha viária da Avenida Rondon Pacheco, mas nada ainda definido especialmente sobre a ciclovia e que, apesar dos estudos, a ciclovia continua fazendo parte da avenida.

 

Quanto à manifestação, o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, avalia como importante a manifestação programada e que esta pode ajudar a ter estimativas do número de cliclistas que utilizam a via.

 

A assessoria informou, ainda, que não há confirmação sobre a presença do prefeito na mobilização.

 

Leia também:

Uberlândia e a mobilidade urbana 

BRT é boa alternativa de transporte público em Uberlândia 

Investimentos em transporte público tornam Uberlândia cidade modelo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário