BRT é boa alternativa de transporte público em Uberlândia

Enquanto em Belo Horizonte os projetos do Bus Rapid Transit (BRT) estão em construção, em Uberlândia, o BRT já é realidade

Notícias
 

Fonte: Turma do Chapéu  |  Autor: Tamires Brumer  |  Postado em: 25 de julho de 2012

BRT em Uberlândia

BRT em Uberlândia

créditos: Divulgação

 

Na Avenida João Naves de Ávila, uma das principais da metrópole do Triângulo, os ônibus circulam em faixas exclusivas e existem 13 estações de passageiros entre o Bairro Santa Luzia e o Centro.

 

Os passageiros pagam o valor da passagem antes de entrar no coletivo e podem desembarcar em qualquer estação e pegar uma linha para outro ponto da cidade. O sistema agiliza o deslocamento e reduz a fila na roleta.

 

Uma série de características diferencia o BRT do modelo de corredores convencionais. A maioria delas tenta replicar a previsibilidade dos metrôs: veículos de alta capacidade (articulados ou biarticulados), estações fechadas e protegidas, cobrança antecipada de tarifa, embarque no mesmo nível do ônibus, vias exclusivas, cuidado com o acabamento interno dos veículos e centros de controle operacional, que permitem indicar ao passageiro o tempo exato de espera.

 

Uma das vantagens do BRT é o prazo mais curto das obras. É possível fazer com que o projeto seja elaborado e entre em operação em aproximadamente dois anos, enquanto o tempo médio de construção de uma nova linha de metrô pode chegar a nove anos. Esse tempo de implantação do BRT é um dos fatores que pesa a favor da escolha do transporte pelos administradores públicos.

 

Qualquer investimento em transporte coletivo é bem-vindo e percebe-se que, em Uberlândia, o BRT já é um sucesso. Entretanto, os governantes devem entender que sozinho o BRT não é capaz de resolver todos problemas de mobilidade em grandes cidades.

 

Leia também:

Estudo indica demanda por ciclovia no centro de Juiz de Fora (MG) 

Deficientes apontam falhas em nova calçada em Juiz de Fora (MG) 

Investimentos em transporte público tornam Uberlândia cidade modelo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário