MP analisará 45 inquéritos sobre cartel em SP

Dez promotores do Ministério Público de São Paulo analisa denúncia de cartel nas obras do metrô e trens nas três últimas gestões do governo paulista

Notícias
 

Fonte: Jornal da Band  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 07 de agosto de 2013

MP investiga esquema de fraudes no Metrô e CPTM

MP investiga esquema de fraudes no Metrô e CPTM

créditos: Ricardo Guimarães/Agência T1

 

Uma força-tarefa do Ministério Público vai investigar a denúncia de cartel nas obras do Metrô e dos trens metropolitanos de São Paulo. O esquema de corrupção teria lesado os cofres públicos em R$ 500 milhões nos últimos anos.

 

Um grupo de dez promotores do Ministério Público paulista reabriu 15 inquéritos e trabalha em outros 30 já em andamento. O período em análise passa pelos governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin.  

 

A locomotiva que puxava um suposto esquema de cartel com superfaturamento seria formada por gigantes mundiais do setor de sistemas e rodagem de trens e metrô. Segundo as denúncias que estão sendo apuradas, um grupo de 19 empresas combinava preços e vencedores em licitações do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em São Paulo. 

 

Uma delas, a Siemens, fez um acordo de leniência – uma espécie de delação premiada – com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Para evitar punições, ela entregou como funcionava o esquema.

 

Com a formação do cartel as empresas que perdiam a licitação eram subcontratadas pelas vencedoras. Nesse jogo de perde e ganha quem sempre perdia era o contribuinte. 

 

As investigações já descobriram que o preço acertado pelas empresas era 30% maior do que o de mercado. O dinheiro seria dividido entre políticos, dirigentes de estatais e lobistas.

 

Leia também:

MPL e Sindicato dos Metroviários farão protesto contra cartel do Metrô e CPTM 

Suíça vai ajudar na investigação de cartel de trens e metrô 




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário