Na Ilha da Madeira, mobilidade urbana e turismo pensados juntos

Na cidade de Funchal, capital da Ilha da Madeira (Portugal), uma proposta quer levar o turista a migrar para o transporte público para conhecer as belezas da região

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 21 de agosto de 2013

Linha Verde e Kit-Turista: transporte e turismo no

Ônibus de turismo no Funchal (Ilha da Madeira)

créditos: Divulgação

 

A cidade portuguesa do Funchal, capital da Ilha da Madeira, recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes. O turismo é a principal atividade econômica e, para melhor atender a estes visitantes, mas também aos moradores, a municipalidade – com a empresa de transportes públicos Horários do Funchal (HF) à frente – está desenvolvendo o projeto Kit-Turista, de venda, em hotéis e em postos de informação turística, de passes diários de ônibus urbanos. 

 

 

Oferecidos em pacotes com descontos variados, os passes são  semelhantes aos “city cards” europeus – só que mais simples, afirmam seus idealizadores. A medida complementa o serviço da Linha Verde, criado em 2009, de ônibus hibridos, não poluidores, que percorrem pontos de interesse da ilha, fazendo paradas regulares. 

 

“No Funchal, os hoteleiros entregam aos turistas, além das passagens, um mapa turístico, e podem também personalizar o passe de transporte com uma etiqueta do hotel”, comenta Claudio Mantero, do Departamento de Pesquisa e Planejamento da Prefeitura do Funchal. 

 

Do ponto de vista do turista, “o custo do serviço não difere se o turista quiser adquirir os passes em um posto de venda ou no hotel onde está hospedado. A vantagem é que no hotel ele se beneficia de um atendimento mais personalizado; os recepcionistas são poliglotas e calorosos e ele ainda recebe mapas da rede biligues”, avalia Montero.  

 

Linha Verde e Kit-Turista: transporte e turismo no Funchal (Divulgação)

Transporte e turismo

Cláudio Mantero procurou o Mobilize para expor esta proposta, que entende seja um bom exemplo da relação transporte público e turismo. “O objetivo é divulgar uma medida que também é uma solução de mobilidade urbana sustentável”, afirma.  

 

Ele lembra que a ideia do Kit-Turista surgiu da percepção de que parte significativa dos que chegavam para conhecer a ilha não faziam uso do transporte público. Isso vinha gerando problemas no trânsito e de estacionamento em locais inadequados, o que poderia comprometer a qualidade do turismo e trazer perdas econômicas à região da Madeira. 

 

O Kit-Turista já está em operação no Funchal, e o objetivo é expandi-lo para a rede interurbana de transporte de toda a região da Ilha da Madeira, conta Mantero. O projeto foi implementado com recursos financeiros da Comissão Europeia Civitas – e depois do projeto Seemore -  e verbas dos Fundos Estruturais (Feder, ou, como é designado na Madeira, Intervir+ ).   

 

Leia também:

Pedaladas valem desconto em cidade portuguesa 

Comissária europeia vai de bicicleta a conferência 




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário