Privilegiar o carro é como privatizar São Paulo, diz Haddad

Declaração do prefeito da capital, Fernando Haddad, foi dada hoje (9) na abertura do seminário de mobilidade urbana do jornal Folha de S. Paulo, no teatro da PUC

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Dhiego Maia  |  Postado em: 09 de outubro de 2013

Fernando Haddad no Fórum de Mobilidade Urbana, em

Fernando Haddad no Fórum de Mobilidade Urbana, em SP

créditos: Eduardo Kanpp/Folhapress

 

O uso irresponsável do carro e sua supremacia em detrimento a outros meios de transporte são os maiores erros no direcionamento das políticas públicas para o trânsito paulistano. A crítica é do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), ao abrir na manhã desta quarta-feira (9) o primeiro dia do Fórum de Mobilidade Urbana do jornal Folha de S. Paulo.

 

Para ele, a sensação é de que toda a superfície da cidade foi privatizada com a escolha do meio de transporte classificada por ele como 'indigesta'. "Todo investimento viário de São Paulo teve o carro como beneficiário direto. As marginais são prova disso", analisou.

 

Ele também analisou sua principal bandeira no que diz respeito ao transporte público: as faixas exclusivas de ônibus. Haddad afirmou que acreditava que fosse perder apoio. Mas isso não aconteceu, segundo ele próprio.

 

"Estou muito otimista com o futuro de São Paulo", disse o prefeito no auditório do Tucarena, na zona oeste da cidade.

 

Para o prefeito, São Paulo tem uma malha viária significativa, mas não há espaço para todos os veículos particulares. "O problema não é todo mundo ter carro. O problema é o modo de usar", afirma. "Os meios viários dão foco demais no carro como meio de transporte. Toda a superfície de São Paulo é privada", analisa.

 

A maioria das faixas exclusivas de ônibus foram implantadas pela gestão de Haddad após o início da onda de protestos que derrubou o preço da tarifa, em junho. Inicialmente, a meta era fazer 150 km até 2016. Após os protestos, passou para 220 km e já foi superada: a cidade atingiu 224,6 km de faixas com essa última ação.

 

Cada uma das faixas implantadas tem horário de ativação diferenciado de acordo com as características do viário onde foi implantada. Os corredores de ônibus possuem regras diferentes --também são compartilhados com os táxis em qualquer dia e horário, desde que o veículo esteja com passageiro e não usem películas escuras nos vidros.

 

Ele citou o legado de Curitiba que, na década de 1970, criou o sistema de corredores exclusivos para ônibus articulados, o BRT e revolucionou o ir e vir dos curitibanos.

 

"Nós exportamos para o mundo inteiro [tecnologia de transporte] e não exportamos essa mesma tecnologia para outras cidades", disse.

 

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